OPORTUNIDADE

Pernambucana organiza curso gratuito para fomentar empreendedorismo inovador feminino

Publicado em: 25/08/2020 13:07 | Atualizado em: 25/08/2020 13:10

 (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação
Não é de hoje que as mulheres são minoria no meio dos negócios. O ‘mundo business’ sempre foi majoritariamente masculino em cargos de decisão. Para conseguir ampliar as oportunidades e garantir a devida visibilidade ao gênero em carreiras voltadas à inovação, transformação digital, programação e afins, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Paraná, em parceria com a pernambucana Karol Oliveira, Diretora de Inovação do NIAC Brasil e especialista em Inovação e Novos Negócios com foco na gestão de problemas complexos, realiza a partir desta terça-feira (25/08), a Jornada “Elas Inovam”. O Projeto segue até o próximo dia 31 de agosto e conta com uma trilha de workshops e meetups de interação, onde serão tratados conteúdos técnicos para potencializar mulheres na área.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), as mulheres representam apenas 15,7% entre os fundadores de startups (negócios inovadores). “Mudar paradigmas nem sempre é fácil, dar voz às mulheres requer esforço coletivo, projetos com trilhas voltadas ao nosso público, adaptando as atividades a sua dupla, até tripla jornada, e incentivando a presença de mais mulheres em todos os meios”, explica Karol, que também é uma das instrutoras do curso, junto com a CEO da Glosedgap e especialista em gestão, Nanda Nogueira, e com a influenciadora digital e especialista em marketing para negócios digitais, Patrícia Mirza.

A meta é inscrever mais de mil mulheres em todo o Brasil para os 45 dias de capacitação. Ao final da Jornada, de 1º a 09 de setembro, também será realizada a Ideathon, uma maratona de ideias para gerar negócios voltada só para as mulheres participantes do curso. A palestra de lançamento, no último dia 18 de agosto, foi realizada pela co-fundadora do ReclameAqui, Gisele Paula. “Apesar do número de mulheres ainda ser reduzido em carreiras voltadas à inovação, transformação digital, programação e afins, observamos um movimento de interesse crescente nos últimos anos. E esse novo cenário merece atenção para que consigamos ampliar as oportunidades e garantir que tenhamos a devida visibilidade”, conclui Oliveira.

Gestão de problemas complexos: As habilidades do futuro chamado agora; Comunicação remota: Métodos ágeis para Relacionamento com clientes e time; Marketing digital de influência: Como alavancar negócios na internet; e Gestão de negócios no Novo normal, são alguns dos temas que irão compor a programação. Também destacam-se entre as palestrantes do “Elas Inovam”, Carol Gilberti (jornalista e colunista na BandNews BH), Monnaliza Medeiros (Community Manager na BossaNova Investimentos) e Preta Emmeline (Gerente Brasil da Techstars).

Até o momento, mais de 870 mulheres já se inscreveram no curso. As interessadas devem realizar a inscrição gratuitamente no site do Sebrae-PR (www.sebraepr.com.br).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL