Diario de Pernambuco
Busca

Turismo

PCR diz que imagens de novo projeto de quiosques da orla de Boa Viagem são apenas ilustrativas

Publicado em: 05/08/2020 09:19 | Atualizado em: 05/08/2020 20:13

 (Divulgação/PCR )
Divulgação/PCR

Foto 1

O futuro projeto de requalificação da orla de Boa Viagem, que incluirá os 60 quiosques do calçadão, provocou discussão sobre o desenho que irá substituir as atuais tendas brancas que foram instaladas há 11 anos. Depois da repercussão das primeiras imagens divulgadas, a Prefeitura do Recife informou, por meio de nota, que os desenhos são apenas ilustrativos. 

O material, no entanto, já havia sido debatido junto à Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife.“A requalificação dos 60 quiosques existentes ao longo dos 8 km da praia deve ser iniciada ainda neste ano, a partir de um termo de cooperação firmado com a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR). A mudança foi amplamente discutida, passando inclusive por audiência pública na Câmara Municipal do Recife, e o projeto final foi levado pela ABCR e aprovado pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc)", diz nota da (ABCR).

Em nota, O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE) e seu corpo de associadas e associados vêm por meio desta nota pública manifestar preocupação sobre o conjunto de imagens divulgadas que retratam uma proposta de reforma dos quiosques situados na orla da Praia de Boa Viagem em Recife (PE).

Ainda segundo a nota, “o celebrado acordo surge a partir do desejo mútuo entre a PCR e ABCR de requalificação destes equipamentos, que são concessões públicas, necessitam de um debate público e de soluções que tragam respostas adequadas à paisagem urbana na qual os quiosques se inserem, servindo como vetores de qualificação do espaço urbano, preservando os valores da paisagem natural (mar, faixa de areia e arrecifes) e a harmonia com o ambiente construído (os edifícios da orla, o calçadão e seus equipamentos), sem ceder a oportunidade a personalismos ou decisões encerradas em gabinetes”.

O IAB sugere a realização de concursos para a escolha do projeto. “Desta forma, o IAB-PE, enquanto entidade que preza pela promoção da arquitetura e do urbanismo e do debate em torno da cidade, vê a reforma dos quiosques como uma excelente oportunidade para realização de concurso de projeto de arquitetura, mediando o desejo de reabilitação dos quiosques por parte dos comerciantes, mas sem perder a dimensão e importância do debate público e da promoção da arquitetura enquanto ferramenta de qualificação do espaço urbano. Os concursos de projeto de arquitetura figuram como excelentes oportunidades para se confrontar ideias”.

Também por meio de nota, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) apontou que “em respeito aos princípios da transparência e, sobretudo, da democracia na Gestão Pública, o CAU/PE entende que a questão exige total atenção e um amplo debate com a sociedade e suas entidades representativas e especializadas em temas relacionados à cidade, permitindo, assim, uma ampla e necessária reflexão sobre todos os aspectos pertinentes à matéria.

Em nota, a PCR comunicou que a única aprovação feita até agora foi de viabilidade econômica, em que a prefeitura não terá custos. Segundo o órgão, o projeto arquitetônico dos 60 quiosques ainda será apresentado e a prefeitura exigirá o cumprimento das características arquitetônicas, históricas e culturais da orla de Boa Viagem.

 

 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL