Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Hospital de Afogados da Ingazeira inaugura 10 leitos de UTI

Publicado em: 07/08/2020 17:50 | Atualizado em: 07/08/2020 17:58

 (Foto: Miva Filho/Divulgação)
Foto: Miva Filho/Divulgação
Foram inaugurados, nesta sexta-feira (7), os primeiros 10 leitos de UTI no Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, no Sertão do estado. A unidade já possuía 10 vagas de enfermaria para o atendimento de pacientes com casos suspeitos da Covid-19.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, visitou o novo serviço na manhã de hoje, ao lado do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, que também é prefeito de Afogados da Ingazeira.

“Esta é uma grande obra para o Sertão do Pajeú, uma UTI com dez leitos, absolutamente equipada com o que há de melhor em tecnologia médica a serviço da população sertaneja", Longo. “Como sertanejo, fico muito feliz em poder propiciar este momento, que será um marco para a medicina e para a população da região”, completou.

A UTI foi nomeada de Otoniel Barbosa de Lima, em homenagem a um dos primeiros servidores da unidade, que prestou 35 anos de serviço e faleceu aos 100 anos de Covid. “Viver 100 anos é uma dádiva. Quero agradecer essa homenagem a meu pai e dizer que estou encantada com esses 10 leitos para a região. Tenho certeza que trará muita sorte e salvará muitas vidas”, disse a filha do homenageado, Fernanda Barbosa Lima.

Até o fim deste mês, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ainda serão instalados os equipamentos necessários para ofertar terapia renal substutiva (diálise) para os pacientes que apresentarem algum tipo de insuficiência renal aguda por conta do uso de antibióticos.

“Estamos ofertando a linha de cuidado necessária para prestar a devida assistência para os nossos pacientes do Sertão do Pajeú. Além de maquinário e insumos, também contamos com uma equipe multiprofissional capacitada para atender a demanda que chegar à unidade”, afirmou o diretor do Emília Câmara, Sebastião Duque.

“O Hospital Regional já vinha fazendo muito e bem feito, e agora vai fazer muito mais, com um tratamento humanizado e salvando vidas”, pontuou o prefeito José Patriota. O Hospital Regional Emília Câmara conta com 62 leitos de enfermaria, nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica e ortopédica. O hospital, antes da pandemia, realizava uma média mensal de 12 mil atendimentos na urgência, 180 partos, 560 internamentos e 150 cirurgias de urgência e eletivas.

Leitos

Com a  inauguração desses leitos de UTI, Pernambuco totaliza 1.941 leitos voltados para os pacientes com a Covid-19. Segundo estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM), que analisou o número de leitos nos estados e capitais brasileiros entre fevereiro e junho de 2020, Pernambuco aparece como o segundo estado brasileiro em ampliação da rede hospitalar, atrás de São Paulo.

Outro levantamento, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coloca o estado na segunda melhor posição na proporção de leitos de UTI adulto para Covid-19 quando relacionado com a sua população. Com uma taxa de 1,3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, Pernambuco fica após o Espírito Santo, que registra taxa de 1,5.

Nesta sexta, a taxa de ocupação dos leitos dedicados à Covid-19 está em 56%, com 48% de ocupação das vagas de enfermaria e 64% nas de terapia intensiva - um dos menores patamares desde o início da pandemia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL