Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

PE abre mais leitos no antigo Alfa, em Boa Viagem, e chega a 2 mil vagas

Publicado em: 14/08/2020 17:58 | Atualizado em: 14/08/2020 18:05

Novos leitos foram abertos no antigo hospital Alfa, que chegou à capacidade máxima de atendimento. (Foto: Aluísio Moreira/Divulgação)
Novos leitos foram abertos no antigo hospital Alfa, que chegou à capacidade máxima de atendimento. (Foto: Aluísio Moreira/Divulgação)
Pernambuco superou, nesta sexta-feira (14), a marca de 2 mil leitos destinados para pacientes suspeitos ou confirmados da doença. São 2.068 vagas espalhadas por todo o estado, sendo 903 de terapia intensiva para os casos mais graves. O Hospital de Referência Unidade Boa Viagem Covid-19, antigo Alfa, na Zona Sul do Recife, abriu mais 10 leitos de UTI, chegando à sua capacidade máxima. Hoje, a unidade opera com 230 vagas, sendo 100 de UTI.

Com quase quatro meses de funcionamento, o serviço registrou 1.477 internamentos, com quase 1 mil altas hospitalares. Já o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) pôs em operação mais 10 leitos destinados ao tratamento de pacientes neonatais com a Covid-19. "Conseguimos realizar o maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de insumos, equipamentos e recursos humanos da nossa história. Se somarmos aos esforços da Prefeitura do Recife, Pernambuco foi o segundo estado que mais abriu leitos para os pacientes com o novo coranavírus no Brasil – e isso foi determinante para a garantia da assistência e recuperação dos pacientes”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Além disso, o hospital de campanha de Petrolina, sob gestão estadual, abriu mais 72 vagas na unidade, também chegando à capacidade máxima de cerca de 102 leitos de enfermaria, sendo cinco leitos de estabilização com respiradores. Montado no terreno do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), o serviço é gerido pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz. O hospital garante atendimento não apenas à população de Petrolina, mas para mais de dois milhões de pessoas das 53 cidades que integram a Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede Peba) – 25 de Pernambuco e 28 da Bahia.

Durante coletiva de imprensa online realizada nessa quinta-feira (13), o secretário André Longo informou que, com as avaliações epidemiológicas realizadas pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) já começa a estudar a desmobilização de leitos de terapia intensiva para pacientes com a doença nos serviços estaduais localizados no Grande Recife. "Estamos atingindo, de forma sustentada, patamares de ocupação de leitos inferiores a 60%. Esses indicadores fazem com que comecemos a pensar em tomar as medidas, com toda a cautela necessária, para desmobilizar leitos de UTI para o novo coronavírus na Região Metropolitana do Recife", disse.

Prevenção

Os números da pandemia da Covid-19 permanecem em queda em Pernambuco desde o último mês de maio. Apesar disso, o governador Paulo Câmara avalia que não é o momento de as pessoas relaxarem nas medidas de prevenção. O uso da máscara, a higienização constante das mãos e o respeito ao distanciamento social devem continuar sendo prioridade.

“Não dá para relaxar diante de um inimigo desconhecido, que pode ser fatal. Baixar a guarda é reabrir as portas para o vírus. Os fatos comprovam: seguir ou não as orientações pode ser questão de vida ou morte. É necessário entender esta nova realidade, nunca negá-la. Novos hábitos se tornaram obrigatórios: usar a máscara, manter as mãos limpas, respeitar o distanciamento social. Todos nós sabemos o que precisa ser feito”, afirmou o governador em pronunciamento online.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL