Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Enem 2020: Isolamento com rotina de estudos em casa

Publicado em: 04/08/2020 16:07 | Atualizado em: 04/08/2020 16:10

 (Foto: Inep/Divulgação)
Foto: Inep/Divulgação
O isolamento social imposto aos estudantes está longe de ser considerado um período de férias. Cumprindo remotamente as atividades escolares, é necessário que eles mantenham a rotina e organização para conseguir alcançar bons resultados, principalmente aqueles que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será aplicado em janeiro e fevereiro de 2021. Faltando pouco mais de seis meses para as provas e ainda com as atividades presenciais nas escolas suspensas, o desafio dos jovens é manter o foco nos conteúdos que ainda precisam ser estudados.

Segundo o professor e coordenador de ensino médio do Colégio CBV Boa Viagem, Carlos Eduardo Araújo, algumas dicas são consideradas valiosas para aproveitar melhor o tempo e as ferramentas que estão ao alcance. Focar nos assuntos do dia, para tentar não acumular, é uma dica importante.

Os tradicionais resumos e marcações de palavras-chave, sempre naquilo que é capaz de chamar mais a atenção do aluno, promovendo associações, são bons ajudantes. “É importante criar uma rotina para estudar todos os dias no mesmo horário, de preferência semelhante à de antes da quarentena. Desta forma, o cérebro entenderá que aquele momento será de total foco”, explica.

De acordo com Carlos Eduardo, é importante acordar cedo, acessar as ferramentas de estudo, como computador, livros e cadernos, e definir metas e objetivos claros, gerando uma espécie de mapa mental do que precisa ser estudado, intercalando as áreas de conhecimento. Em vez de marcar na agenda algo como “estudar história”, uma boa dica é escrever algo como “entender os principais acontecimentos da Segunda Guerra Mundial”.

É válido ainda reforçar o aprendizado, praticando em exercícios tudo o que foi assimilado, além de utilizar ferramentas que podem ajudar na organização do tempo, como o Kanban, técnica comumente utilizada em empresas, que permite organizar um projeto visualmente e conferir o andamento do trabalho passo a passo.

O Kanban pode facilmente ser adaptado para o dia a dia do estudante. Um quadro, seja no papel ou no computador, é dividido em três colunas: ainda por fazer, em andamento e concluído. Na primeira coluna, você insere todo o trabalho que ainda não fez, os próximos na fila. Na segunda, insere o que está fazendo no momento. E, na terceira, os que já pode dar como encerrados.

“Além disso, o aluno precisa também organizar seu espaço de estudo. Não adianta ficar no sofá ou na cama. O ideal é estabelecer um local fixo e confortável, que permita a concentração”, diz o coordenador.

Assim como nos recreios da escola, as pausas para respirar, fazer um lanche ou simplesmente tomar uma água também são fundamentais. “Tudo isso vai ajudar o estudante a manter o foco e a disciplina, mesmo estando em casa. Sempre lembrando que, apesar de ser difícil para todos, essa situação é passageira e logo estaremos juntos novamente”, reforça Carlos Eduardo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL