Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Setembro Amarelo

Curso gratuito orienta como detectar precocemente câncer infantojuvenil

Publicado em: 31/08/2020 10:27

 (Foto: Peu Ricardo/DP)
Foto: Peu Ricardo/DP
Setembro é o mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil. Por isso também é chamado setembro amarelo. Nesse contexto, profissionais de saúde e estudantes da área podem participar de um curso gratuito de capacitação sobre o diagnóstico precoce do câncer infantil. Trata-se da segunda edição do curso Fique atento pode ser câncer. A iniciativa é do Grupo de Apoio à Criança com Câncer - Pernambuco (GAC-PE) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco. O acesso pode ser feito pelo site telessaude.pe.gov.br/ead/ .
 
O curso tem quatro módulos e emissão de certificado. As aulas oferecem instruções, exercícios e capacitação para investigação preliminar de sintomas como febre, dores, manchas, gânglios, caroços, entre outros. Após a suspeição o profissional deve encaminhar a criança para uma unidade de saúde especializada. “O diagnóstico é o primeiro grande passo na luta contra o câncer. A partir desta etapa, a equipe de saúde deve identificar o  tratamento adequado que ofereça segurança, acolhimento e humanização aos pequenos pacientes e sua família”, explica a oncologista pediatra e presidente do GAC-PE.
 
As secretarias de Saúde e Educação do Recife e o Centro Acadêmico de Vitória (CAV) - UFPE colaboraram com a autoria do projeto. “Os profissionais de saúde que atuam no SUS terão acesso a um conteúdo importante que pode garantir o cumprimento da difícil tarefa de identificar os sinais e sintomas do câncer que, se diagnosticado precocemente, pode antecipar um tratamento e as chances de cura”, ressalta Dulcineide Oliveira, diretora do Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista o candidato à prefeitura do Recife Coronel Feitosa (PSC)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #162 Anelídeos: segmentação corporal e parapódios
De 1 a 5: Dicas para a sua bicicleta ser seu transporte diário
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco