Diario de Pernambuco
Busca

Inscrições

Unicap está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação

Publicado em: 09/07/2020 09:00 | Atualizado em: 09/07/2020 18:13

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Valdenice Ramuindo aponta 10 programas  (Foto: Leandro Santana/ Esp DP)
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Valdenice Ramuindo aponta 10 programas (Foto: Leandro Santana/ Esp DP)


Fortalecer o currículo, aprofundar em uma área de atuação e atualizar-se quanto às novidades da profissão e do mercado de trabalho são alguns dos objetivos de quem busca o ensino continuado após concluir a graduação. A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação - mestrados, MBAs e LLMs e especializações através do site www.unicap.br/pos. Em função da pandemia, as aulas da instituição estão sendo oferecidas através da modalidade telepresencial e, a partir das determinações das autoridades sanitárias, haverá a possibilidade de o aluno realizar cursos de forma híbrida: telepresencial e presencial.

"A nossa pós-graduação se divide em lato sensu e stricto sensu. A lato sensu compreende os cursos de especialização, MBA e LLM e a stricto sensu: os mestrados e doutorados. Atualmente, contamos com 10 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo quatro com mestrado e doutorado", explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Valdenice Raimundo. "Estamos com três programas de mestrado com processos seletivos abertos: Teologia (12 vagas), Engenharia Civil (6 vagas) e Desenvolvimento de Processos Ambientais (15 vagas). A novidade este ano é que teremos a nossa primeira turma do mestrado em Filosofia", acrescenta. De acordo com a pró-reitora, o mestrado e o doutorado têm o objetivo de formar pesquisadores e contribuir para o aperfeiçoamento de professores para atuar no ensino superior. Os cursos têm duração média de dois anos, no caso do mestrado, e de quatro anos, o doutorado. Os editais dos programas com inscrições abertas também estão disponíveis no www.unicap.br/pos. Cada um dos três segue um cronograma diferente.

Já as especializações oferecidas pela instituição contemplam as áreas de ciências humanas, espiritualidade, direito, educação, saúde, engenharia, história, fotografia, jornalismo, cinema e design. São 380 vagas disponíveis, que serão ampliadas com a chegada de novos cursos. "Ofertamos trinta cursos de Especialização Lato Sensu e estamos estruturando novas propostas para o primeiro semestre de 2021", sugere o professor e e assessor da Propesp para os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, Delânio Santos. Os novos cursos com vagas disponíveis são: Direito de Família, Sucessões e Gênero; Tanatologia, Suicídio e Processos de Luto; Geotecnia; Manejo de Ambientes Naturais; Gestão de Recursos Hídricos; Gestão de Megaempreendimentos; Design de Jogos; Gestão e Preservação do Patrimônio & Inovação Histórica. "Nossos cursos são para profissionais que buscam aprimorar competências, dinamizar práticas profissionais, desenvolver pesquisas, além de enriquecer currículo acadêmico-profissional para futuras seleções em mestrado e doutorado", complementa.

As especializações têm carga horária mínima de 360 horas, com disciplinas oferecidas em módulos, de acordo com o calendário específico de cada curso. As inscrições podem ser feitas até 20 de julho. As aulas acontecem com periodicidade semanais, quinzenais ou mensais e duram de 14 a 18 meses. "Estimulamos publicações e participações em seminários locais, regionais, nacionais e internacionais; conferências com professores convidados de renomadas instituições de ensino superior; aprimoramento da formação com a participação de empresas e instituições parceiras; debates acerca das tendências acadêmicas e exigências do mercado de trabalho", explica. 

Ainda na pós-graduação, a Católica Business School (CBS) oferece cursos MBAs e LLMs que também estão disponíveis com aulas telepresencial e presencial. "Temos aulas, em tempo real, que acontecem nos dias e horários agendados por meio de plataformas digitais. O professor efetivamente ministra a aula, interagindo com os alunos. As aulas mantêm o mesmo padrão de qualidade e não se enquadram em cursos na modalidade a distância (EAD), com vídeos de aulas pré-gravadas e de material padronizado", reforça o diretor da CBS, Maurício Xavier. De acordo com Maurício, a diferença de um MBA para uma especialização está na metodologia prática que o MBA oferece. “Além de trabalhar a atualização teórica do conhecimento, temos que contextualizar através do estudo do mercado e principalmente mostrar a realidade do aluno, da empresa que ele está neste momento trabalhando e no cargo que ele ocupa”, explica Xavier. Para estes cursos, as inscrições podem ser feitas até 24 de julho diretamente no site www1.unicap.br/cbs.

Uma das novidades deste semestre é que o aluno que preferir vai poder realizar inteiro o telepresencial, mesmo após o retorno das atividades de acordo com as determinações das autoridades. "As aulas telepresenciais possibilitam que interessados de outras cidades e estados possam fazer o MBA com a mesma qualidade. Isso amplia nossa oferta para pessoas que não podiam vir até Recife", finaliza.

Entrevista Maurício Xavier // diretor da Católica Business School

"Estamos trazendo ao ambiente digital professores, executivos e empreendedores de várias partes do mundo", diz Maurício Xavier, diretor da Católica Business School. (Foto: Leandro Santana/ Esp DP)
"Estamos trazendo ao ambiente digital professores, executivos e empreendedores de várias partes do mundo", diz Maurício Xavier, diretor da Católica Business School. (Foto: Leandro Santana/ Esp DP)


Qual a diferença entre cursos de Educação a Distância (EAD) para aula telepresencial?
Nos cursos EAD, as aulas são padronizadas, gravadas e disponibilizadas para o aluno. O modelo praticado na Unicap é o telepresencial. As aulas vão acontecer no dia e horário agendados de uma maneira síncrona. Onde o professor vai dar aula ao vivo, em plataformas digitais, com a participação efetiva do aluno. Nós usamos as mesmas metodologias ativas que a gente usa nas aulas presenciais, dividida em três partes: a teoria, a contextualização com o mercado e a prática de exercícios, análise e estudos de casos. A primeira parte apresenta o conteúdo teórico. E o aluno pode a qualquer momento intervir, fazer perguntas e tirar suas dúvidas. Na segunda etapa, recebemos um convidado, que pode ser de qualquer lugar do mundo. Nesse período, estamos convidando professores da Europa, dos Estados Unidos, pessoas que estão efetivamente ativas no mercado. E por último, na parte prática, dividimos a sala e passamos os exercícios. Eles saem daquele ambiente para outras salas virtuais individuais e praticam em pequenos grupos. Em seguida, retornam para a apresentação e correção junto com o professor.

Quais os desafios que o profissional vai encarar nesse “novo normal”?
Sem sombra de dúvidas, é a transformação digital que está acontecendo em todas as organizações. A gente precisa de competências como o autogerenciamento, a capacidade de planejamento, construção de cenários, a parte analítica e como trabalhar com dados e fatos e como pode fazer previsões para tomada de decisões de maneira mais assertiva. Além de um acompanhamento muito maior do mercado e esses novos agentes. Os negócios estão mudando e precisando atualizar a competência desses alunos: de transformação digital, rever produtos e serviços, rever os processos e a gestão de pessoas. Onde o líder tem que trabalhar a equipe dele para que ela se autodesenvolva e se autogerencie. Estamos colocando isso em sala de aula em cada um dos cursos da Católica Business School.

Que habilidades são necessárias para enfrentar a nova modalidade de cursos híbridos?
Nesse formato híbrido, o aluno não precisa mais ir até a universidade. E ele pode fazer a escolha entre terminar o curso todo telepresencial mesmo quando for autorizada a volta das atividades. As aulas telepresenciais estão permitindo uma maior troca. Estamos trazendo para o ambiente digital convidados que não poderiam vir até a sala de aula, como professores, executivos, empreendedores de várias partes do mundo. São pessoas do mercado e isso está deixando as aulas muito mais ricas e o conhecimento muito mais contextualizado.

Que tipo de habilidade os profissionais precisam desenvolver para encarar as mudanças no mercado de trabalho?
Na graduação, você recebe a base teórica, já na pós-graduação, você vai atualizar o seu conhecimento teórico contextualizado, desenvolvendo novas habilidades e aplicando todas as necessidades que o mercado precisa. Uma escola de negócios tem um ensino executivo totalmente voltado para a prática. Nós temos mais de 50 empresas conveniadas, onde realizamos pesquisas e reuniões periódicas para acompanhar quais as reais necessidades e exigências dessas empresas e repassamos isso em sala de aula.

Confira os cursos disponíveis:

Mestrados
Teologia 
Engenharia Civil 
Desenvolvimento de Processos Ambientais 

Especialização
Especialização em Direito de Família, Sucessões e Gênero 
Especialização em Geotecnia 
Especialização em Design de Jogos 
Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 
Especialização em Manejo de Ambientes Naturais 
Especialização em Gestão de Megaempreendimentos 
Especialização em Direitos Humanos 
Especialização em Direito Processual Civil 
Especialização em Gerontologia 
Especialização em Tanatologia, Suicídio e Processos de Luto 
Especialização em Gestão e Preservação do Patrimônio e Inovação em Pesquisa Histórica 
Especialização em Gestão de Recursos Hídricos 

MBAs
MBA Em Mediação e Arbitragem 
MBA Em Gestão Integrada: Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança 
MBA Em Marketing Digital
MBA Em Gestão Estratégica de Negócios em Alimentação 
MBA Em Economia e Negócios 
MBA Em Compliance e Governança
MBA Digital Strategy 
MBA Gestão de Negócios 
MBA Gestão de Finanças e Controladoria 
MBA Em Gestão de Projetos
MBA Investimento em Ações e Mercado de Capitais
MBA Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional

LLMs
LLM Em Direito Digital
LLM Alta Formação em Direto Constitucional
LLM Direito Previdênciário
LLM Regulação e Infraestrutura 
LLM Direto Médico e da Saúde

Serviço
Inscrições disponíveis no www.unicap.br/pos
Início das aulas previsto para agosto
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL