Saúde
Serviço do HC oferece acolhimento e suporte emocional na pandemia
Publicado em: 27/07/2020 20:02 | Atualizado em: 27/07/2020 20:09
Foto: Leandro de Santana/Esp.DP |
O Serviço de Psicologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) realizou, no contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus, 600 teleatendimentos a pacientes internados com Covid-19 e seus familiares, e 106 atendimentos presenciais dentro do projeto “Plantão Psicológico”, destinado aos colaboradores do hospital universitário, iniciados no mês de abril. O objetivo foi promover o cuidado da saúde emocional por meio do acolhimento, oferta de suporte psicológico e o favorecimento de estratégias de enfrentamento.
Os teleatendimentos contemplaram os pacientes que estão internados tanto no BloCO Vida (UTI criada para assistência aos pacientes com Covid-19) quanto na Enfermaria Covid, seus familiares e os casos emergenciais do ambulatório de saúde mental. Já os atendimentos aos colaboradores contemplaram os profissionais de saúde, administrativos e terceirizados. Todos esses atendimentos contaram com a participação dos residentes de Psicologia do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da instituição. Devido à preparação para a retomada dos atendimentos ambulatoriais, o “Plantão Psicológico” destinado aos profissionais foi encerrado no dia 22 deste mês.
Os teleatendimentos contemplaram os pacientes que estão internados tanto no BloCO Vida (UTI criada para assistência aos pacientes com Covid-19) quanto na Enfermaria Covid, seus familiares e os casos emergenciais do ambulatório de saúde mental. Já os atendimentos aos colaboradores contemplaram os profissionais de saúde, administrativos e terceirizados. Todos esses atendimentos contaram com a participação dos residentes de Psicologia do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da instituição. Devido à preparação para a retomada dos atendimentos ambulatoriais, o “Plantão Psicológico” destinado aos profissionais foi encerrado no dia 22 deste mês.
De acordo com a equipe de Psicologia do HC, o teleatendimento foi pensado para os pacientes e para seus familiares que precisaram lidar com a falta do contato devido à possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus. Ainda segundo a equipe, esse não contato entre o doente e a família pode gerar inseguranças, angústias e ansiedade. Já que eles não podiam ter uma escuta presencial, algumas adaptações precisaram ser realizadas para que a equipe pudesse atendê-los da melhor forma possível. Os teleatendimentos entraram em cena e proporcionaram o cuidado e a atenção, mesmo à distância, sendo uma ferramenta bastante favorável e eficaz nesse contexto.
Para o chefe do Serviço de Psicologia do HC, Florentino Guerra, esse trabalho foi muito importante para os pacientes, familiares e colaboradores, tendo um retorno bastante positivo. “As famílias reconheceram e agradeceram muito a atenção que tiveram, foi muito gratificante. Eu parabenizo toda a equipe da Psicologia, principalmente, o grupo que ficou na linha de frente, por esse trabalho que foi tão bem executado”, afirmou.
A realização desses atendimentos foi uma iniciativa do Serviço de Psicologia que tem como uma das premissas de trabalho promover o cuidado às pessoas que estão assistindo aqueles que se encontram em sofrimento, além do cenário da pandemia que em si trouxe um aumento no nível de tensão em toda a sociedade.
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