Saúde

Serviço do HC oferece acolhimento e suporte emocional na pandemia

Publicado em: 27/07/2020 20:02 | Atualizado em: 27/07/2020 20:09

 (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP)
Foto: Leandro de Santana/Esp.DP
O Serviço de Psicologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) realizou, no contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus, 600 teleatendimentos a pacientes internados com Covid-19 e seus familiares, e 106 atendimentos presenciais dentro do projeto “Plantão Psicológico”, destinado aos colaboradores do hospital universitário, iniciados no mês de abril. O objetivo foi promover o cuidado da saúde emocional por meio do acolhimento, oferta de suporte psicológico e o favorecimento de estratégias de enfrentamento.

Os teleatendimentos contemplaram os pacientes que estão internados tanto no BloCO Vida (UTI criada para assistência aos pacientes com Covid-19) quanto na Enfermaria Covid, seus familiares e os casos emergenciais do ambulatório de saúde mental. Já os atendimentos aos colaboradores contemplaram os profissionais de saúde, administrativos e terceirizados. Todos esses atendimentos contaram com a participação dos residentes de Psicologia do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da instituição. Devido à preparação para a retomada dos atendimentos ambulatoriais, o “Plantão Psicológico” destinado aos profissionais foi encerrado no dia 22 deste mês.

De acordo com a equipe de Psicologia do HC, o teleatendimento foi pensado para os pacientes e para seus familiares que precisaram lidar com a falta do contato devido à possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus. Ainda segundo a equipe, esse não contato entre o doente e a família pode gerar inseguranças, angústias e ansiedade. Já que eles não podiam ter uma escuta presencial, algumas adaptações precisaram ser realizadas para que a equipe pudesse atendê-los da melhor forma possível. Os teleatendimentos entraram em cena e proporcionaram o cuidado e a atenção, mesmo à distância, sendo uma ferramenta bastante favorável e eficaz nesse contexto.

Para o chefe do Serviço de Psicologia do HC, Florentino Guerra, esse trabalho foi muito importante para os pacientes, familiares e colaboradores, tendo um retorno bastante positivo. “As famílias reconheceram e agradeceram muito a atenção que tiveram, foi muito gratificante. Eu parabenizo toda a equipe da Psicologia, principalmente, o grupo que ficou na linha de frente, por esse trabalho que foi tão bem executado”, afirmou.

A realização desses atendimentos foi uma iniciativa do Serviço de Psicologia que tem como uma das premissas de trabalho promover o cuidado às pessoas que estão assistindo aqueles que se encontram em sofrimento, além do cenário da pandemia que em si trouxe um aumento no nível de tensão em toda a sociedade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL