° / °

Vida Urbana
Polícia

Seres recapturou 10 dos 27 foragidos da Penitenciária de Limoeiro

Publicado: 15/07/2020 às 17:11

Cerca de 30 homens explodiram o muro da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, no último dia 9./Foto: Genival Paparazzi.

Cerca de 30 homens explodiram o muro da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, no último dia 9. (Foto: Genival Paparazzi.)

Cerca de 30 homens explodiram o muro da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, no último dia 9.
A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) localizou, nesta quarta-feira (15), mais um detento que fugiu da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, no último dia 9. Jailson da Silva Mendes Gonçalves, 35 anos, foi encontrado pelas equipes da Seres na cidade de Barra de Santana, na Paraíba, a cerca de 107 quilômetros de distância da unidade prisional. Ainda restam a ser recapturados 17 homens, considerados perigosos pela instituição.

Dentre os que seguem foragidos estão Jerry Adriani Gomes da Silva, 50, e Ranielly Brito de Azevedo, de 37. Jerry Adriani, conhecido como Nego de Lídio, é acusado por 25 assassinatos e roubo a bancos e carros-fortes. Já Raniely responde a processos no Rio Grande do Norte por homicídio qualificado, roubo majorado e furto qualificado, bando ou quadrilha. Ele foi condenado pela morte de Edinaldo Filgueira, presidente do diretório municipal do PT de Serra do Mel (RN), ocorrido em 2011. Confira a lista completa no final da reportagem.

Em nota à imprensa, a Seres garante que está empenhando esforços para efetuar todas as recapturas, com ações realizadas por tropas especiais das Polícias Militares de Pernambuco e Paraíba, além do apoio da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica (Giso/Seres). Também foi aberta uma sindicância administrativa para apurar as circunstâncias da fuga. “Só iremos cessar as buscas quando todos os fugitivos forem recapturados”, afirma o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Relembre o caso
A fuga aconteceu na madrugada de 9 de julho, por volta das 4h, quando cerca de 30 homens explodiram um dos muros da penitenciária de Limoeiro. Segundo o diretor da unidade, Paulo Uchôa, os criminosos usaram dinamite e, inclusive, três bananas de dinamite ficaram no local e foram desativadas por uma equipe especializada. “Eles chegaram fortemente armados, com material bélico pesado, mas temos equipamento a altura e respondemos. Isso impediu uma fuga em massa ainda maior”, comentou, no dia.

O pavilhão que teve o muro explodido abrigava cerca de 100 detentos, todos classificados como perigosos pelo sistema penal. Nenhum detento ou policial penal ficou ferido, mas um cachorro foi baleado durante a ação.

Lista de foragidos
1. Cícero Bezerra Luiz
2. Clayton Leandro dos Santos
3. Fagner Cursino de Azevedo
4. Geovane de Lima Silva
5. Gilvandro Pequeno da Silva
6. Gleison Florentino Pessoa
7. Jerry Adriani Gomes da Silva
8. Jonatas de Santana Silva
9. José Ailton do Nascimento Costa
10. Jose Claudio Pereira da Silva
11. José Dias do Nascimento
12. José Paulo da Silva
13. Marcos Fabio Tenerio Cavalcanti
14. Marcos Rodrigues dos Anjos
15. Ranielly Brito de Azevedo
16. Victor Vinicius Rodrigues Correia
17. Wanderley Roberto
Mais de Vida Urbana