Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Pernambuco cai em ranking de transparência sobre dados da Covid-19

Publicado em: 24/07/2020 19:43

 (Foto: OKBR/Divulgação)
Foto: OKBR/Divulgação
Pernambuco apresentou queda em ranking de transparência dos dados relacionados à pandemia da Covid-19. A lista é elaborada pela organização não-governamental Open Knowledge Internacional (OKBR) e contempla todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal e do governo federal. Agora, Pernambuco, que chegou a ocupar a primeira posição do ranking, está atrás dos estados do Espírito Santo; Rondônia; Amazonas; Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Pela primeira vez, dois estados alcançaram a pontuação máxima do ranking: Espírito Santo e Rondônia, com 100 pontos. Poucos estados apresentaram retrocessos na transparência de dados da pandemia nesta semana. Santa Catarina perdeu pontos pela desatualização dos boletins de população privada de liberdade.

O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados em portais oficiais pela União, pelos estados brasileiros e pelas suas capitais.

Também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, a OKBR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária, atuando no Brasil desde 2013. Desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL