° / °

Vida Urbana
Padroeira

Manto de 2020 de Nossa Senhora do Carmo será apresentado nesta noite

Publicado: 15/07/2020 às 16:40

Diferente de 2019, celebrações da padroeira terão limitação de público./

Diferente de 2019, celebrações da padroeira terão limitação de público. ()

A versão 2020 do manto sagrado de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, será apresentada na noite desta quarta-feira (15), com a cerimônia da véspera solene do dia da santa, comemorado nesta quinta (16). A celebração, prevista para às 19h, é uma das cinco orações oficiais da Igreja Católica que traz na liturgia o ritual comum das missas, incluindo a recitação dos Salmos e a proclamação do Evangelho, a antecede a solenidade da Mãe de Jesus sob o título do Carmo.

Por volta das 20h30, na parte final da cerimônia, a imagem de Nossa Senhora será conduzida até o altar central da Basílica do Carmo. A vestimenta que irá revestir a imagem sacra traz no centro uma pequena barca em meio ao mar tempestuoso e uma estrela que representa Nossa Senhora. Outras pequenas estrelas aparecem em todo o manto, simbolizando os carmelitas como transmissores da luz da Mãe de Cristo.

A peça em formato clássico foi bordada a fio (manualmente) com arabescos dourados, botões de flores prateados e pedrarias na cor azul, em cetim bucol veneziano pérola, com forro dourado. O manto foi confeccionado pelo designer de mantos, Fábio Ítalo e desenhada por André Phillipe Ralph, membro da Ordem Terceira do Carmo, com doação de Roberto Gomes de Andrade.

O manto de 2020 foi inspirado na tradição carmelitana que traz a expressão Stella Maris (Estrela do Mar), dita por São Simão Stock, que teve uma visão da santa em 16 de julho de 1251 e recebeu dela um escapulário. Para a equipe que idealizou a veste, Nossa Senhora “é a estrela que orienta e conduz nas tempestades da vida, assim como a estrela do mar aparece para os marinheiros como sinal do fim das tempestades e guia para águas mais tranquilas”.

Ao término do evento, a imagem de Nossa Senhora do Carmo com o novo manto da festa vai ser levada até a Igreja Ordem Terceira do Carmo, que fica ao lado da Basílica e vai ser conduzida pelos religiosos até ao altar montado na porta central do templo para a entronização da imagem.

Dia de Nossa Senhora do Carmo
Nesta quinta-feira (16), vão ser realizadas cinco missas em homenagem à Nossa Senhora do Carmo - às 5h, 7h, 9h, 12h e 15h. A das 9h, especificamente, será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Elas serão realizadas na Basílica, localizada no centro do Recife. A imagem santa também ficará exposta para visitação ordenada das pessoas, no altar central do templo. Em 324 anos de festividades, 2020 será o primeiro em que não acontecerá a tradicional procissão.

O público dentro da igreja é limitado a, no máximo, 50 pessoas - o que corresponde a 30% da capacidade de lotação, atendendo às determinações sanitárias de prevenção ao novo coronavírus. A entrada de pessoas é determinada por ordem de chegada.
Mais de Vida Urbana