Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Diario entrega EPIs doados pelo Ibrachina a hospitais do Recife

Publicado em: 14/07/2020 19:39 | Atualizado em: 14/07/2020 22:30

Material foi entregue nos hospitais pelo presidente do Diario, Carlos Frederico Vital, e pelo diretor de Gestão do jornal, Clóvis da Silveira Barros. (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)
Material foi entregue nos hospitais pelo presidente do Diario, Carlos Frederico Vital, e pelo diretor de Gestão do jornal, Clóvis da Silveira Barros. (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)

O Hospital da Mulher do Recife e o Hospital da Polícia Militar (PM) receberam, na tarde desta terça-feira (14), a doação de 1.000 aventais e 4.000 máscaras para uso interno das equipes. O material foi doado pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), a partir do seu diretor-presidente e também da Coordenação Nacional das Relações Brasil e China na OAB, Thomas Law, com o intuito de reforçar as relações entre os países e ajudar no combate à pandemia por aqui. O Diario de Pernambuco participou da articulação solidária, sendo responsável por entregar o conteúdo a cada uma dessas unidades de saúde da capital.

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) desembarcaram no Recife na semana passada. O material foi adquirido por R$ 9 mil pelo Ibrachina, atendendo a um pedido da Diretoria de Assuntos Internacionais da capital. A doação foi dividida meio a meio. Quinhentos aventais e 2.000 máscaras foram entregues ao Hospital da Mulher, localizado no Curado, Zona Oeste; e outros 500 aventais e 2.000 máscaras foram endereçadas ao Hospital da PM, no Derby, área central da cidade.

“Ficamos extremamente satisfeitos de ter participado dessa ação do Ibrachina, que vai beneficiar com essas doações dois hospitais que são referência em nosso estado, ajudando assim a comunidade da saúde em Pernambuco e, consequentemente, a população em geral. Sabemos o quanto os EPIs são fundamentais neste momento de pandemia que estamos vivenciando e não medimos esforços para que essa colaboração fosse concretizada, ajudando a dar a nossa colaboração em prol da sociedade pernambucana”, afirmou o presidente do Diario, Carlos Frederico Vital.
Hospital da Mulher do Recife, no Curado, foi um dos locais que receberam a doação. (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)
Hospital da Mulher do Recife, no Curado, foi um dos locais que receberam a doação. (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)

O primeiro ponto de parada foi o Hospital da Mulher. Para a diretora da unidade, Isabela Coutinho, a doação vem em uma boa hora. “Estamos em outra fase da pandemia neste momento. Há mais de 50 dias, a demanda de atendimento vem diminuindo, graças a Deus. Dos 603 pacientes que atendemos desde o início da pandemia, mais de 560 já estão bem e recuperados, graças a Deus. Mas o trabalho continua”, explicou. Ao todo, o espaço conta com 80 leitos, sendo 34 de enfermaria e 46 de UTI.

No Hospital da PM, o conteúdo foi entregue ao chefe adjunto do C.Odonto, Ricardo Borba, e ao diretor de Saúde, Alexandre Guedes, que nota o abrandamento da pandemia, em relação a momentos vivenciados em março e abril. “Agradecemos, de coração, essas doações. Serão muito importantes para continuar os atendimentos dos pacientes vítimas da Covid-19 e também na retomada das atividades de assistência comum, para que o policial militar e seus dependentes sejam assistidos com o menor risco”, disse Alexandre.

Para o diretor de Gestão do Diario, Clóvis da Silveira Barros, as doações foram encaminhadas a locais simbólicos. “É como um reconhecimento aos serviços prestados durante a pandemia. No caso do Hospital da Mulher, ele foi um dos primeiros locais a reservar UTIs e leitos apenas para tratar de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus. E os policiais militares todos os dias estão na rua, enfrentando adversidades, para nos proteger e orientar”, pontuou.

O presidente da associação dos cabos e soldados de Pernambuco, Alberisson Carlos, apreciou o gesto de solidariedade. "Nunca tínhamos visto um veículo de imprensa se importar com a Polícia Militar e os Bombeiros Militares, duas instituições que servem à sociedade com amor e dedicação, desta forma", comentou. "Só temos a agradecer ao presidente, vice-presidente e toda a direção do Diario de Pernambuco. Qualquer carinho nos dado, ainda mais diante das dificuldades que o Hospital da Polícia enfrenta - por não receber investimento do estado como deveria -, é importante."
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL