Saúde

Comunidade do Pilar ganha Upinha com serviços médicos e consultórios

Publicado em: 28/07/2020 15:45 | Atualizado em: 28/07/2020 16:37

A nova Upinha fica na  (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.)
A nova Upinha fica na (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.)

Foi inaugurada nesta terça-feira (28) a Upinha Nossa Senhora do Pilar. Localizada na comunidade do Pilar, no Recife Antigo, a unidade vai garantir ampliação dos serviços e novos espaços para os usuários da comunidade, com equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Consultório na Rua, que leva atendimentos de saúde à população em situação de rua. Segundo a Prefeitura do Recife, foi investido R$ 971 mil na obra, cujo serviço foi executado pela Autarquia de Urbanização (URB) e pela Secretaria de Saúde da capital (Sesau).

Esta é a 16ª Upinha inaugurada pela prefeitura e deverá atender aos 1.200 usuários cadastrados previamente por agentes comunitários de Saúde. Quem não foi inscrito, deverá aguardar a abordagem de um agente para entrar na lista.

O novo prédio tem 365 m² de área construída e conta com acessibilidade para as pessoas com deficiência, como os banheiros adaptados com barras de apoio. Além disso, foram instalados chuveiros para atender mais de 200 usuários em situação de rua que são cadastrados no Consultório na Rua. 

O espaço conta com quatro consultórios - um para atendimento clínico, um para o Nasf, outro para o Consultório na Rua e um para atendimento odontológico. No local, ainda foi implantado um escovódromo, onde os profissionais de saúde bucal vão ensinar a forma correta de escovar os dentes. Também há uma farmácia para dispensação de medicamentos da Atenção Primária à Saúde.
Nova Upinha foi inaugurada de forma simbólica pelo prefeito Geraldo Julio, na companhia do secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.)
Nova Upinha foi inaugurada de forma simbólica pelo prefeito Geraldo Julio, na companhia do secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.)

A unidade possui uma equipe de Saúde da Família formada por médico generalista, enfermeira, técnico de enfermagem, profissionais de Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Estes últimos profissionais circulam pela comunidade e realizam visitas domiciliares, cadastros da população, busca ativa de gestantes, pacientes com doenças negligenciadas, assintomáticos e crianças com vacinas atrasadas.

Entre os serviços ofertados na unidade de saúde, estão acolhimento diário, coleta sanguínea, atendimentos ambulatoriais clínicos e exames preventivos ginecológicos. Os usuários ainda têm acesso à vacinação, teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C; monitoramento e acompanhamento dos pacientes com tuberculose e hanseníase, além de atendimento com a equipe de enfermagem em planejamento familiar, pré-natal e puericultura.

“Era um pedido de muitos anos aqui da comunidade e agora eles têm uma Upinha onde os profissionais podem trabalhar com todas as condições e eles terem um bom atendimento. É mais uma ação dentro das 1.500 obras que a gente pretende inaugurar em 2020, mesmo em com a pandemia. E essas 1.500 obras geram também cinco mil empregos para a população, nesse tempo de retomada da economia após a maior crise econômica global de toda a história, causada pelo coronavírus”, disse Geraldo Julio, durante a cerimônia simbólica de inauguração.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL