Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CORONAVÍRUS

Com mais de 50 mil usuários, aplicativos do Recife orientam exercícios físicos

Publicado em: 02/07/2020 11:26

Yane Marques, secretária-executiva de Esportes do Recife participa de vídeos (Peu Ricardo/DP Foto)
Yane Marques, secretária-executiva de Esportes do Recife participa de vídeos (Peu Ricardo/DP Foto)
Com a liberação das atividades físicas individuais supervisionadas em praças, praças e na orla da cidade, a prefeitura do Recife lançou uma série de videoaulas para auxiliar os exercícios em espaços públicos. O conteúdo está disponível através dos aplicativos 'Movimenta Recife', que além de fornecer orientações sobre corridas e caminhadas, e o 'Atende em casa', que inclui pilates, ioga, meditação e outros exercícios.

Os novos vídeos foram gravados pelas atletas olímpicas Yane Marques, Cisiane Dutra e Joanna Maranhão, que fazem parte da equipe esportiva da Prefeitura do Recife. Cisiane aborda a corrida e a caminhada para os níveis iniciante e intermediário, bem como orientações para aquecimento, alongamento e finalização para quem quer praticar nas praias e parques. Enquanto Yane e Joanna gravaram mensagens com dicas sobre como praticar os exercícios de forma mais segura e saudável no contexto atual do enfrentamento da Covid-19.

De acordo com o  prefeito Geraldo Julio, a soma de usuários atingiu a marca de 50 mil inscritos. "A Prefeitura está disponibilizando serviços muito importantes para os cuidados com a saúde. O Movimenta Recife que é o aplicativo de atividades físicas e chega a 50 mil usuários, agora têm um módulo para a retomada das atividades físicas com vídeos de profissionais de educação física, entre eles a nossa secretária, medalhista olímpica Yane Marques e também as atletas olímpicas Joanna Maranhão e Cisiane Dutra", destacou Geraldo Júlio.

"Também tem o serviço Recife Integrativo, que tem aulas de yoga, tai chi chuan, massagem, meditação, práticas para o autocuidado com a saúde. Também temos uma cartilha com dicas de alimentação, respiração e o cuidado com o sono, além das aulas que os profissionais de Educação Física das Academias da Cidade estão disponibilizando pelo Instagram. Isso tudo pode ser acessado através do aplicativo Atende em Casa", completou o prefeito.

Lançado em março, como parte das medidas de contenção da covid-19, o Movimenta Recife chegou a ser o app mais baixado do Brasil na área de Saúde & Bem Estar. "Estamos muito felizes com o sucesso do aplicativo. A grande procura comprova que a população quer praticar exercícios físicos, que são fundamentais para o bem estar também nesse momento de isolamento, e a Prefeitura do Recife faz tudo o que está a seu alcance para suprir essa demanda", afirma Yane Marques, secretária-executiva de Esportes do Recife.

O app está disponível nas versões Android e iOS, contendo vídeoaulas de ginástica, dança e práticas integrativas, ministradas por profissionais de Educação Física, para serem praticadas em casa, nos níveis iniciante, intermediário e avançado. O conteúdo está disponível também no site movimenta.recife.pe.gov.br, que já teve mais de 44 mil acessos.

Recife integrativo

Além dos vídeos de práticas esportivas e integrativas disponíveis no aplicativo Movimenta Recife, a equipe da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares (PMPIC) também está disponibilizando práticas corporais, psicoemocionais e pedagógicas por meio na plataforma Recife Integrativo, que pode ser acessada através do aplicativo Atende em Casa, onde o usuário é redirecionado para o endereço recifeintegrativo.blogspot.com e o canal do Recife Integrativo no Youtube. Tai Chi Chuan, massagem, meditação, pilates e yoga estão entre as práticas oferecidas para quem quer cuidar da saúde física e mental nesta pandemia, mas ainda fica receoso em praticar exercícios físicos ao ar livre.
 
Alívio de dores no corpo, diminuição do estresse e ansiedade, redução da insônia e auxílio no autoconhecimento estão entre os benefícios proporcionados pelas aulas. O material é atualizado semanalmente, e as atividades são divididas em leves, intensas e moderadas, para que o usuário avalie qual melhor se encaixa na sua condição. O portal também disponibiliza conteúdo em áudio com dicas para lidar com o distanciamento social, além de receitas de alimentação saudável e integral. Além disso, lives sobre diversos temas são feitas diariamente no perfil do projeto, no Instagram (@recifeintegrativo) - que também pode ser acessado através do site www.atendeemcasa.pe.gov.br.

Além das aulas online, a plataforma Recife Integrativo lançou, nesta semana, uma cartilha sobre autocuidado na pandemia. Disponibilizado no site da Prefeitura do Recife, o material traz informações gerais sobre saúde, receitas e dicas de cuidados com a alimentação, além de informações sobre o uso de plantas medicinais e orientações sobre como melhorar a qualidade da respiração e do sono.

Academia da cidade

Além do conteúdo disponibilizado no Movimenta Recife, que conta com a colaboração dos profissionais da Secretaria Executiva de Esportes e da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, os profissionais de Educação Física do Programa Academia da Cidade (PAC) também adotaram a metodologia de atividades online para interagir mais diretamente com os frequentadores dos polos. No perfil do PAC no Instagram (@pacrecife) e em outras plataformas de reunião online, os professores têm promovido aulas de diversas modalidades como práticas corporais, dança do ventre, step, ginástica com objetos, além de lives que discutem assuntos relacionados à vida saudável, entrevistas com convidados da área da saúde e atendimentos individuais à distância. Os conteúdos podem ser acessados através do site da plataforma 'Atende em Casa'.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco