Diario de Pernambuco
Busca

CORONAVÍRUS

Com mais de 50 mil usuários, aplicativos do Recife orientam exercícios físicos

Publicado em: 02/07/2020 11:26

Yane Marques, secretária-executiva de Esportes do Recife participa de vídeos (Peu Ricardo/DP Foto)
Yane Marques, secretária-executiva de Esportes do Recife participa de vídeos (Peu Ricardo/DP Foto)
Com a liberação das atividades físicas individuais supervisionadas em praças, praças e na orla da cidade, a prefeitura do Recife lançou uma série de videoaulas para auxiliar os exercícios em espaços públicos. O conteúdo está disponível através dos aplicativos 'Movimenta Recife', que além de fornecer orientações sobre corridas e caminhadas, e o 'Atende em casa', que inclui pilates, ioga, meditação e outros exercícios.

Os novos vídeos foram gravados pelas atletas olímpicas Yane Marques, Cisiane Dutra e Joanna Maranhão, que fazem parte da equipe esportiva da Prefeitura do Recife. Cisiane aborda a corrida e a caminhada para os níveis iniciante e intermediário, bem como orientações para aquecimento, alongamento e finalização para quem quer praticar nas praias e parques. Enquanto Yane e Joanna gravaram mensagens com dicas sobre como praticar os exercícios de forma mais segura e saudável no contexto atual do enfrentamento da Covid-19.

De acordo com o  prefeito Geraldo Julio, a soma de usuários atingiu a marca de 50 mil inscritos. "A Prefeitura está disponibilizando serviços muito importantes para os cuidados com a saúde. O Movimenta Recife que é o aplicativo de atividades físicas e chega a 50 mil usuários, agora têm um módulo para a retomada das atividades físicas com vídeos de profissionais de educação física, entre eles a nossa secretária, medalhista olímpica Yane Marques e também as atletas olímpicas Joanna Maranhão e Cisiane Dutra", destacou Geraldo Júlio.

"Também tem o serviço Recife Integrativo, que tem aulas de yoga, tai chi chuan, massagem, meditação, práticas para o autocuidado com a saúde. Também temos uma cartilha com dicas de alimentação, respiração e o cuidado com o sono, além das aulas que os profissionais de Educação Física das Academias da Cidade estão disponibilizando pelo Instagram. Isso tudo pode ser acessado através do aplicativo Atende em Casa", completou o prefeito.

Lançado em março, como parte das medidas de contenção da covid-19, o Movimenta Recife chegou a ser o app mais baixado do Brasil na área de Saúde & Bem Estar. "Estamos muito felizes com o sucesso do aplicativo. A grande procura comprova que a população quer praticar exercícios físicos, que são fundamentais para o bem estar também nesse momento de isolamento, e a Prefeitura do Recife faz tudo o que está a seu alcance para suprir essa demanda", afirma Yane Marques, secretária-executiva de Esportes do Recife.

O app está disponível nas versões Android e iOS, contendo vídeoaulas de ginástica, dança e práticas integrativas, ministradas por profissionais de Educação Física, para serem praticadas em casa, nos níveis iniciante, intermediário e avançado. O conteúdo está disponível também no site movimenta.recife.pe.gov.br, que já teve mais de 44 mil acessos.

Recife integrativo

Além dos vídeos de práticas esportivas e integrativas disponíveis no aplicativo Movimenta Recife, a equipe da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares (PMPIC) também está disponibilizando práticas corporais, psicoemocionais e pedagógicas por meio na plataforma Recife Integrativo, que pode ser acessada através do aplicativo Atende em Casa, onde o usuário é redirecionado para o endereço recifeintegrativo.blogspot.com e o canal do Recife Integrativo no Youtube. Tai Chi Chuan, massagem, meditação, pilates e yoga estão entre as práticas oferecidas para quem quer cuidar da saúde física e mental nesta pandemia, mas ainda fica receoso em praticar exercícios físicos ao ar livre.
 
Alívio de dores no corpo, diminuição do estresse e ansiedade, redução da insônia e auxílio no autoconhecimento estão entre os benefícios proporcionados pelas aulas. O material é atualizado semanalmente, e as atividades são divididas em leves, intensas e moderadas, para que o usuário avalie qual melhor se encaixa na sua condição. O portal também disponibiliza conteúdo em áudio com dicas para lidar com o distanciamento social, além de receitas de alimentação saudável e integral. Além disso, lives sobre diversos temas são feitas diariamente no perfil do projeto, no Instagram (@recifeintegrativo) - que também pode ser acessado através do site www.atendeemcasa.pe.gov.br.

Além das aulas online, a plataforma Recife Integrativo lançou, nesta semana, uma cartilha sobre autocuidado na pandemia. Disponibilizado no site da Prefeitura do Recife, o material traz informações gerais sobre saúde, receitas e dicas de cuidados com a alimentação, além de informações sobre o uso de plantas medicinais e orientações sobre como melhorar a qualidade da respiração e do sono.

Academia da cidade

Além do conteúdo disponibilizado no Movimenta Recife, que conta com a colaboração dos profissionais da Secretaria Executiva de Esportes e da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, os profissionais de Educação Física do Programa Academia da Cidade (PAC) também adotaram a metodologia de atividades online para interagir mais diretamente com os frequentadores dos polos. No perfil do PAC no Instagram (@pacrecife) e em outras plataformas de reunião online, os professores têm promovido aulas de diversas modalidades como práticas corporais, dança do ventre, step, ginástica com objetos, além de lives que discutem assuntos relacionados à vida saudável, entrevistas com convidados da área da saúde e atendimentos individuais à distância. Os conteúdos podem ser acessados através do site da plataforma 'Atende em Casa'.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL