Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Clubes do Recife adiam retomada, mesmo com autorização para reabertura

Publicado em: 13/07/2020 19:54 | Atualizado em: 13/07/2020 20:07

O Cabanga Iate Clube reabriu nesta segunda-feira. (Foto: Cabanga Iate Clube/Divulgação)
O Cabanga Iate Clube reabriu nesta segunda-feira. (Foto: Cabanga Iate Clube/Divulgação)

Alguns dos principais clubes do Recife optaram por não reabrir nesta segunda-feira (13), mesmo com o decreto estadual 49.193, que permite o funcionamento de clubes para a prática de esportes individuais. O Diario procurou, na tarde desta segunda, cinco espaços que estavam autorizados a abrir: os clubes Português, Alemão, AABB, Sport, Cabanga. Desses, apenas o último funcionou neste primeiro dia da retomada do setor.

O Cabanga Iate Clube, no bairro homônimo, área central do Recife, reiniciou as atividades após quatro meses de interrupção com um rigoroso protocolo de segurança contra a Covid-19. No primeiro dia de reabertura, houve atividades de vela e tênis. O remo volta nesta terça-feira (14). O único esporte que não será autorizado no clube é badminton. As inscrições para novos alunos na escolhinha do Cabanga só serão abertas em agosto. Por enquanto, a retomada contempla apenas alunos que já estavam matriculados.

Em comunicado, o Cabanga informou que "os sócios que praticam tais modalidades precisarão seguir um rigoroso protocolo de segurança para evitar possíveis contaminações. A utilização de máscara dentro do clube é obrigatória, tendo o seu uso suspenso apenas no momento da prática esportiva. Ao entrar nas dependências do clube, os sócios terão a temperatura aferida. A distância mínima de dois metros também deverá ser respeitada".

Os treinos de vela, que voltaram nesta segunda, acontecem nas terças e quintas à tarde (optimist) e nas sextas-feiras. Já a vela monotipo tem treinamentos ao longo da semana e aos sábados. O tênis retornou nesta segunda e acontece nas segundas, quartas e sextas das 8h às 18h e nas terças e quintas, das 8h às 20h. A canoagem retorna nesta terça e acontecerá todos os dias pela manhã. Todas as escolinhas de vela e remo estão com atividades suspensas e só voltam em agosto. As aulas teóricas de vela seguem de maneira online.

Nesta terça, serão retomadas as atividades na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), nas Graças, Zona Norte do Recife. A reabertura, inicialmente, será para apenas três modalidades: tênis, natação e sinuca. O acesso será limitado a sócios e não será permitida a circulação por áreas que não têm relação com as práticas esportivas. No protocolo de convivência com a pandemia do novo coronavírus, estão a aferição de temperatura na entrada, a disponibilização de álcool em gel aos frequentadores e tapete sanitizante contra a Covid-19. Cada modalidade terá ainda regras próprias de higienização de espaços e de orientação aos atletas.

O Clube Português, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, informou que as atividades individuais serão liberadas a partir desta quinta-feira (16). No local, são oferecidos esportes individuais, como natação, e coletivos, como handebol. O decreto publicado nesse sábado (11) pelo governo do estado autoriza, neste primeiro momento, apenas modalidades individuais.

Ainda sem data para reabrir, o Clube Alemão, no bairro do Parnamirim, também na Zona Norte da capital pernambucana, deve retomar as atividades gradualmente apenas a partir de agosto. "Conversamos muito com outros clubes e, como o nosso quadro social é muito forte, optamos por manter o clube fechado. Uma reabertura poderia gerar uma procura grande pelo social. Nesta quarta-feira (15), teremos uma reunião virtual para definir uma data e, provavelmente, a nossa reabertura será no mesmo dia do Country (The British Country Club), que também tem previsão de retomada em agosto", explicou o presidente do Alemão, Alexandre Asfora.

Também não há previsão para a reabertura das modalidades amadoras no Sport Club do Recife. De acordo com a assessoria de comunicação, "o Departamento de Esportes Olímpicos e Amadores ainda está definindo alguns detalhes da volta". Entre as atividades individuais, o clube conta com esportes como tênis, remo, judô, natação, taekwondo e tênis de mesa.


   

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL