Diario de Pernambuco
Busca

Aplicativo

Caruaru cria app de monitoramento da Covid-19 em parceria com UPE e Reino Unido

Publicado em: 09/07/2020 20:08

Alunos e professores da UPE de Caruaru ajudaram a desenvolver o aplicativo PATIO. (Foto: Divulgação/UPE.)
Alunos e professores da UPE de Caruaru ajudaram a desenvolver o aplicativo PATIO. (Foto: Divulgação/UPE.)
A Prefeitura de Caruaru criou uma plataforma para concentrar dados da Covid-19 no município. O aplicativo PATIO foi desenvolvido em parceria com alunos e professores da Universidade de Pernambuco (UPE), através do Laboratório de Engenharia de Software Avançada da UPE Caruaru (SmartLabs), custeado pelo Reino Unido. O sistema ajuda no monitoramento e acompanhamento dos pacientes que estão suspeitos de terem contraído a infecção, ou que são casos confirmados.

O PATIO funciona da seguinte forma: quando o paciente tem seus dados cadastrados na ferramenta, a partir do detalhamento do caso apresentado, o programa vai classificá-lo de acordo com o seu grau de risco. “A plataforma desafoga as equipes da Secretaria de Saúde, já que esse acompanhamento pode ser feito por várias equipes, como vigilância sanitária, médicos e unidades básicas de saúde, priorizando os casos mais graves”, explica Jorge Fonseca, professor da UPE e coordenador do SmartLabs.

A partir da ferramenta, é possível monitorar, através de gráficos, mapas e tabelas, todo cenário da pandemia na cidade. “O PATIO já está em execução, sendo alimentado pela Secretaria Municipal de Saúde com os dados dos pacientes, atuando diretamente no controle ao novo coronavírus na região”, finaliza Fonseca.

O financiamento britânico veio por intermédio do cônsul-geral do Reino Unido no Recife, Graham Lewis Tidey. “Este projeto, focado para a cidade de Caruaru, faz parte do compromisso do Reino Unido em ajudar a desenvolver cidades e estados pelo mundo. Ficamos muito felizes em poder fazer parte deste projeto", afirmou Graham. 

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, reforçou o agradecimento. “Só temos a agradecer ao Reino Unido, através do seu cônsul-geral, e à UPE de Caruaru pelos esforços trazidos para a nossa gente. Nossa cidade merece, sim, uma atenção especial, pela sua importância histórica e econômica, por nosso povo guerreiro, que transforma lutas em glória. Juntos vamos sair de mais essa crise, cada vez mais fortalecidos”, disse.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL