Diario de Pernambuco
Busca

Fuga

Após explosão de muro, presos fogem da Penitenciária de Limoeiro

Publicado em: 09/07/2020 08:03 | Atualizado em: 09/07/2020 20:33

 (Foto: Genival Paparazzi)
Foto: Genival Paparazzi
A Secretaria Executiva de Ressocialização registrou, na madrugada desta quinta-feira (9), a fuga de 27 detentos da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com a Seres, apenas 4 destes foram recapturados.

A evasão ocorreu por volta das 4h, após cerca de 30 homens explodirem um dos muros da unidade prisional para fazer o resgate. Segundo o diretor do presídio, Paulo Uchôa, os criminosos usaram dinamite e, inclusive, três bananas de dinamite ficaram no local e foram desativadas em seguida por uma equipe especializada. “Eles chegaram fortemente armados, com material bélico pesado, mas temos equipamento a altura e respondemos. Isso impediu uma fuga em massa ainda maior.”

De acordo com a nota divulgada pela Seres, um cão ficou ferido a bala durante a ação e um veterinário foi acionado. O diretor da penitenciária também pediu que as famílias dos presos fiquem despreocupadas. “Não há feridos na unidade, estamos fazendo a contagem e ninguém será punido.”

No pavilhão próximo de onde aconteceu a explosão havia cem homens, todos considerados perigosos. São presos de fora do estado e pernambucanos também. Entre eles,  Jerry Adriani Gomes da Silva, acusado de 25 homicídios, roubo a banco e carro-forte. “Devido a nossa reação, somente fugiram 27, mas era impossível não ter esse desfecho. Estamos trabalhando na recaptura.” Na fuga, os criminosos espalharam grampos na estrada para dificultar a perseguição, assim como fazem assaltantes de banco.

Ainda entre os fugitivos encontra-se Ranielly Brito de Azevedo, de 37 anos e natural do Rio Grande do Norte. Nas comarcas de seu estado de origem, ele responde processos por homicídio qualificado, roubo majorado e furto qualificado, bando ou quadrilha. Ranielly também foi condenando por ter participado do assassinato do presidente do diretório municipal do PT de Serra do Mel, Edinaldo Filgueira. O crime ocorreu no ano de 2011.

Procura aos detentos

Os presos foragidos foram identificados e tropas especiais da Polícia Militar trabalham na recaptura. No fim da tarde desta quinta-feira, a Seres informou que foram encontrados e detidos quatro dos 27 fugitivos. Informações preliminares indicam que a captura ocorreu na zona rural do município de Cedro e contou com informações da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica (Giso/Seres). A equipe de policiais penais da penitenciária também estava na região no momento da prisão.

Entre os recapturados estão Flavio Manoel dos Santos, conhecido como Carioca, preso em uma ação da Polícia Civil deflagrada na cidade de Cortês, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Junto com outros criminosos, ele planejava assaltar uma casa lotérica. O grupo portava uma metralhadora e uniformes da Polícia Civil de Pernambuco e de Alagoas.

Os detentos Juriatan Araujo da Silva, Washington Lopes dos Santos e Welik Soares da Silva também foram encontrados. Juntamente com os quatro fugitivos da PDEPG, foram detidos duas mulheres e um homem que dariam cobertura aos demais. 

A Seres afirma que uma sindicância administrativa será aberta para apurar as circunstâncias em que o caso ocorreu. Confira abaixo a lista atualizada dos presos foragidos e recapturados:

1. Cícero Bezerra Luiz
2. Claudivan de Lima
3. Clayton Leandro dos Santos
4. Edicleuvis Araújo de Barros
5. Edvaldo Marques da Silva
6. Fagner Cursino de Azevedo
7. Flavio Manoel dos Santos (recapturado)
8. Geovane de Lima Silva
9. Gilvandro Pequeno da Silva
10. Gleison Florentino Pessoa
11. Jailson da Silva Mendes Gonçalves
12. Jerry Adriani Gomes da Silva
13. Jonatas de Santana Silva
14. José Ailton do Nascimento Costa
15. Jose Claudio Pereira da Silva
16. José Dias do Nascimento
17. José Jadielson Santos de Almeida
18. José Paulo da Silva
19. Juriatan Araujo da Silva (recapturado)
20. Luiz Paulo Raimundo da Silva
21. Marcos Fabio Tenerio Cavalcanti
22. Marcos Rodrigues dos Anjos
23. Ranielly Brito de Azevedo
24. Victor Vinicius Rodrigues Correia
25. Washington Lopes dos Santos  (recapturado)
26. Welik Soares da Silva (recapturado)
27. Wanderley Roberto

Sobre a penitenciária


De acordo com pesquisa feita pelo Conselho Nacional do Ministério Público no ano passado, Pernambuco possui a sexta maior população carcerária do país. Ao todo, estão detidos no estado 25.564 (vinte cinco mil quinhentos e sessenta e quatro) presos, sendo 24.657 (vinte e quatro mil seiscentos e cinquenta e sete) homens e 907 (novecentos e sete) mulheres. Este total corresponde a quase 3 presos para cada vaga.

A superlotação no presídio de limoeiro já havia sido denunciada em reportagem do Diario de Pernambuco no ano de 2017. À época, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco (Sindasp-PE), João Carvalho, denunciou que, das unidades do interior, a situação mais preocupante era a do Presídio de Limoeiro. A instituição contava com um total de 1.650 presos para 426 vagas, calculando um déficit de 1.224. 

O Diario procurou a Seres e a Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra para apurar a lotação do local atualmente, mas até o fechamento desta reportagem não houve resposta. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL