Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Obras

Praticamente finalizada, requalificação da Conde da Boa Vista deve ser entregue em julho

Publicado em: 30/06/2020 19:00

Das principais vias do Recife, a Conde da Boa Vista passou por intervenção recente  (Tarciso Augusto/ DP Foto)
Das principais vias do Recife, a Conde da Boa Vista passou por intervenção recente (Tarciso Augusto/ DP Foto)


Com a flexibilização do isolamento no Recife, as pessoas, na retomada das atividades, aos poucos, vão se deparar com uma nova Avenida Conde da Boa Vista. Mais harmônica. “Humanizada”, como dito no início do projeto. Isso porque, após um ano e três meses de obras, a requalificação da via, localizada no Centro da cidade, está praticamente finalizada, de acordo com a reportagem do Diario de Pernambuco, que esteve no local na tarde desta terça-feira (30).

Data esta, aliás, estipulada no início do mês pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) como o prazo final para concluir a requalificação. No entanto, de acordo com o órgão, via assessoria de imprensa também nesta tarde, a entrega oficial, agora, deve ser no início de julho, uma vez que ainda restam “detalhes” a serem concluídos, segundo a Emlurb, sem especificar quais.

Com extensão de 1,6 km e uma das principais vias da cidade, responsável por ligar o Centro às Zonas Norte e Oeste, as obras foram orçadas em R$ 15 milhões e começaram a ser realizadas em março de 2019, após cerca de dois anos de estudo em que foi levantado que, das 310 mil pessoas que passam pela via diariamente, mais de 50% são passageiros de ônibus, cerca 40% são pedestres e menos de 10% são motoristas particulares - e o principal foco da requalificação foi os dois primeiros grupos.

Desta forma, as calçadas, por exemplo, foram ampliadas, com um aumento de 2.000m², além de esquinas alongadas, favorecendo a locomoção de quem anda a pé. Transeunte da área, a empregada doméstica Leda Gomes, de 53 anos, contou que fazia tempo que não passava pela avenida, mas aprovou as mudanças. “Reparei que estão mais largas, deu uma melhorada”, avaliou.

Com mais espaço para pedestre nas calçadas, avenida foi arborizada (Tarciso Augusto/ DP Foto)
Com mais espaço para pedestre nas calçadas, avenida foi arborizada (Tarciso Augusto/ DP Foto)


Além disso, para facilitar o trânsito de pedestres, foram colocadas novas sinalizações semafóricas, além de rampas, pisos acessíveis, postes exclusivos com iluminação em LED e lixeiros em diversos pontos da via. Paralelamente, como medida complementar, foram construídos quiosques para os vendedores informais ao longa da vida, que anteriormente disponibilizavam as mercadorias de maneira improvisada e até mesmo no chão, dificultando a passagem especialmente nas mediações do Shopping Boa Vista, trecho natural fluxo alto.

Vendedor ambulante há mais de 39 anos na avenida e um dos agraciados com a medida, José Clemente mostrou-se satisfeito com a mudança. “Ficou outra coisa. Está completamente legal”, disse. “Hoje o pessoal pode vir, passear, está muito bonito”, complementou, indicando à paisagem. A beleza citada pelo comerciante se refere à arborização que a avenida foi submetida neste processo de requalificação.

Ambulante desde 1981 na via, José Clementino aprovou implantação de quiosques (Tarciso Augusto/ DP Foto)
Ambulante desde 1981 na via, José Clementino aprovou implantação de quiosques (Tarciso Augusto/ DP Foto)


Afinal, também foram plantadas cerca de 100 árvores nas calçadas, além de canteiro central ajardinado e floreiras nas calçadas, tornando a via mais verde e o ar mais puro. Quanto aos usuários de transporte público, as paradas comuns de ônibus sofreram intervenções, sendo instaladas na calçadas, mais espaçosas. “Está mais confortável, melhorou”, disse Leda, que se dirigia a uma das estações, que atende 49 linhas.

Além delas, o sistema dos BRTs também mudaram, sendo inseridos duas estações no canteiro central da avenida com embarque e desembarque nos dois corredores. Assim, por conseguinte, foram retiradas as seis estações transitórias, que permitiam apenas embarque e desembarque para o centro ou subúrbio. No momento, no entanto, apenas a EBRT Rua do Hospício está funcionando, enquanto a EBRT da Rua da Soledade deve ser inaugurada em julho. Quatro linhas de BRT passam pela avenida.

Estações centrais do BRT com embarque e desembarque também foram implementadas (Tarciso Augusto/ DP Foto)
Estações centrais do BRT com embarque e desembarque também foram implementadas (Tarciso Augusto/ DP Foto)


Foram colocados, também, nesta requalificação, bicicletários em pontos da avenida. Pode-se dizer, contudo, que os ciclistas não foram diretamente contemplados, uma vez que não há ciclofaixas na Boa Vista. As únicas vias exclusivas para quem anda de bicicleta está em ruas paralelas, como a avenida Oliveira Lima.

Apesar de bicicletário, não há ciclovias na avenida, só em vias paralelas (Tarciso Augusto/ DP Foto)
Apesar de bicicletário, não há ciclovias na avenida, só em vias paralelas (Tarciso Augusto/ DP Foto)


“Detalhes”
O que faltam para serem finalizados foram citados como “detalhes” pela Emlurb sem ser especificados, como dito anteriormente, mas durante a passagem pela avenida pôde ser visto pequenas obras, como pinturas de concreto e realocação de piso na calçada, mas nada que sugira transtornos, uma vez que tinham apenas dois profissionais em cada um deles e o trânsito de veículos ou pessoas não foram afetados.

Funcionários pintam trecho de concreto na avenida  (Tarciso Augusto/ DP Foto)
Funcionários pintam trecho de concreto na avenida (Tarciso Augusto/ DP Foto)


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Músico vence limitações do distanciamento social oferecendo shows particulares por encomenda
Destaques da semana: caso Miguel, Decotelli fora do MEC e retorno do Campeonato Pernambucano vetado
Inscrições para o Vestibular 2020.2 da Unicap vão até 15 de julho
Um mês sem Miguel : tudo que fazia era por ele, diz Mirtes
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco