Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SAÚDE

Novo boletim: mortos pela Covid-19 em Pernambuco tinham idades entre 25 e 114 anos

Publicado em: 30/06/2020 19:54

 (Foto: AFP
)
Foto: AFP
Foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta terça-feira (30), 382 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Deste número, 240 (63%) são casos leves, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase
final da doença ou já curados. Outros 142 (37%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Também foram confirmados laboratorialmente 47 óbitos (sendo 28 do sexo masculino e 19 do sexo feminino). Os
pacientes tinham idades entre 25 e 114 anos. 

Agora, Pernambuco totaliza 58.858 casos já confirmados, sendo 19.496 graves e 39.362 leves. Além disso, o boletim registra 40.347 pessoas curadas da Covid-19 no Estado. Desse total, 9.293 são de casos graves e 31.054 casos leves Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 176 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

O Estado também totaliza 4.829 mortes pela doença. Os óbitos ocorreram entre 03 de maio e 29 de junho. As faixas etárias são: 20 a 29 (1), 30 a 39 (2), 40 a 49 (1), 50 a 59 (4), 60 a 69 (7), 70 a 79 (18), 80 anos ou mais (14). Dos 47 pacientes que vieram a óbito, 37 apresentavam comorbidades confirmadas: diabetes (14), doença cardiovascular (14), hipertensão (11), doença respiratória (9), doença renal (4), AVC (3), doença neurológica (3), obesidade (3), tabagismo/histórico de tabagismo (3), imunosupressão (2), Alzheimer (1), doença hepática (1), etilismo (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Três pacientes não apresentavam comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios.

PLANO DE CONVIVÊNCIA - O Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 finalizou nesta terçafeira (30 de junho) a avaliação dos dados de saúde do mês de junho e definiu que na
próxima segunda-feira (06 de julho) cinquenta municípios das Gerências Regionais de Saúde do Recife, Limoeiro e Goiana avançam para a 5ª etapa do Plano de Convivência com o novo Coronavírus. Com isso, serão liberadas as atividades comerciais de vendas de automóveis com 100% da carga e os serviços de escritório com 50% da carga. A avaliação sobre a Região Agreste, que está na etapa 2 do plano e tem os municípios de Caruaru e Bezerros em isolamento rígido, além do Sertão e da regional de Palmares, será feita no fim de semana.

Os jogos de futebol sem público e a retomada do polo de confecção permanecem suspensos. Na próxima terça-feira, a situação dessas atividades será reavaliada. De acordo com os dados do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, os números de casos, óbitos e a demanda sobre o sistema de saúde permanecem em queda no Estado de Pernambuco de maneira geral. A redução vem sendo puxada pela Região Metropolitana do Recife. Mata Sul, Agreste e Sertão ainda têm índices não estabilizados e, por isso, é necessário cautela no avanço das flexibilizações. No próximo sábado, com o fechamento da semana epidemiológica 27 será possível determinar a progressão dessas regiões.

“A análise das informações de saúde é feita com muita responsabilidade e critério. Estamos sendo extremamente cuidadosos com o andamento do plano de convivência. Permanecemos expandindo nossa rede de atendimento e investindo na prevenção. Vale destacar que, mesmo com a retomada das atividades econômicas, as pessoas só devem sair de casa em casos de extrema necessidade, usar máscara de proteção e reforçar os hábitos de higiene”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Nesta terça-feira, o sistema de saúde público estadual estava com 77% dos leitos de UTI
ocupados. É o menor índice desde 5 de abril. Ontem, Pernambuco atingiu a marca de 40 mil pessoas recuperadas após enfrentar a doença. “São números importantes que só reforçam o nosso compromisso com o que foi, desde o início, o nosso maior objetivo: salvar vidas”, avaliou o secretário de Saúde, André Longo.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Notícias de 14/07: Quiosques e banho de mar liberados, testagem ampliada e Sarí denunciada à Justiça
Reino Unido exclui gigante chinesa de sua rede 5G
Estados Unidos vão realizar primeiras execuções federais em 17 anos
Ao vivo com Pedro Guimarães : Auxílio Emergencial e FGTS
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco