Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Caruaru e Bezerros recebem EPIs e respiradores para abrir mais UTIs, mas isolamento segue baixo

Publicado em: 30/06/2020 11:42 | Atualizado em: 30/06/2020 12:44

Secretário estadual de Saúde, André Longo visitou o Hospital Jesus Pequenino, de Bezerros, que irá abrir 10 leitos de UTI para tratar casos graves da Covid-19. (Foto: Miva Filho/SES.)
Secretário estadual de Saúde, André Longo visitou o Hospital Jesus Pequenino, de Bezerros, que irá abrir 10 leitos de UTI para tratar casos graves da Covid-19. (Foto: Miva Filho/SES.)

O secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, voltou ao Agreste nesta terça-feira (30) por causa do novo coronavírus. O primeiro local visitado foi o Hospital Jesus Pequenino, em Bezerros, que irá abrir dez leitos de UTI. Posteriormente, o secretário estará em Caruaru, para a abertura de 20 leitos de UTI no Hospital Mestre Vitalino. À tarde, será realizada uma reunião com as secretarias municipais de Saúde dessas cidades para avaliar os primeiros dias da semi-quarentena, iniciada no dia 26 para tentar conter a escalada da pandemia na região. De acordo com aferição do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), as taxas de isolamento domiciliar nos dois municípios seguem abaixo dos 42%.

O Hospital Jesus Pequenino é uma unidade privada conveniada do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dez leitos serão viabilizados da seguinte forma: cinco contarão com respiradores que já existem na própria instituição, e outros cinco foram doados pelo governo de Pernambuco. O termo de cessão dos aparelhos foi assinado por André Longo nesta manhã. Os equipamentos devem chegar a cidade nesta quarta, 1º de julho.

Já em Caruaru, a entrega de 20 respiradores possibilitará o reforço da UTI do setor de campanha do Hospital Mestre Vitalino. A unidade, aberta em 12 de junho, já conta com 60 leitos para pacientes graves. A cidade também conta com outros 18 leitos de UTI, instalados no Hospital Regional do Agreste e, em breve, a prefeitura deve entregar 10 leitos no Hospital Municipal Manoel Afonso. “A gente tem visto com bons olhos esse gesto da prefeitura, que se soma ao esforço do estado para que tenhamos mais leitos à disposição da população”, disse André Longo, em conversa com a imprensa.

Caruaru e Bezerros também receberão do governo do estado, ainda nesta terça, mais de 85 mil EPIs. Dentre os itens, estão 70 mil máscaras cirúrgicas, 14 mil máscaras do tipo N95 - indicadas para profissionais que em contato direto com os pacientes em procedimentos arriscados -, 1.400 protetores faciais (as famosas viseiras/faceshields) e 210 óculos de proteção.

“É fundamental dizer que o maior esforço tem que ser pelo isolamento social, pela conscientização das pessoas, porque a gente precisa gerar menos doentes graves (para os hospitais). Só é possível com o distanciamento social diminuirá a transmissibilidade da doença, que está alta nessa região. Mesmo que existam leitos de UTI e o melhor tratamento à disposição, a doença é grave. A mortalidade dela é de 40%”, pondera o secretário.

André também adverte que prefeitos de cidades vizinhas devem colaborar em atividades de conscientização da população de seus municípios, tendo em vista que o problema do crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e da Covid-19 não são exclusivos de Caruaru e Bezerros, e sim do Agreste como um todo. Na quinta passada (25), ele não descartou que a semi-quarentena possa ser estendida a outras localidades, caso o ritmo de infecção siga alto.
PMs fiscalizam movimentação em Caruaru. (Foto: Luciano Luck/SDS.)
PMs fiscalizam movimentação em Caruaru. (Foto: Luciano Luck/SDS.)

Primeiros dias
A semi-quarentena entrou em vigor no dia 26 de junho nas cidades de Caruaru e Bezerros. A justificativa do estado para a medida é que as duas localidades estavam apresentando um ritmo alto de surgimento de novos casos - maior que todas as cidades do Sertão juntas. Nesses cinco primeiros dias, o secretário estadual de Saúde avalia que os resultados estão melhores, mas é preciso ir além. Segundo monitoramento do MPPE, aferido nessa segunda (29), Caruaru tem um percentual de 41,2% de isolamento, já Bezerros, 39%.

“A gente tem visto um movimento positivo da população. A regulação do comércio faz com que as pessoas circulem menos. Mas (a taxa de isolamento) ainda está aquém do que gostaríamos, que é 60%. Então, é importante que a gente continue com esse processo de conscientização, para conter a curva de crescimento. É fundamental reforçar que as pessoas continuem em casa, seguindo regras de distanciamento, higiene e utilização de máscaras”, pontua André Longo.

Números
Casos confirmados - até 29/06

Caruaru - 2.088
Bezerros - 360
Fonte: Secretarias de Saúde de Caruaru e Bezerros


Índice de isolamento - em 29/06
Caruaru -
41,2%
Bezerros - 39,0%
Fonte: MPPE
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL