Covid-19

Granito e Olinda são as cidades que mais cumprem isolamento, segundo MPPE

Publicado em: 05/05/2020 18:08 | Atualizado em: 05/05/2020 19:48

Granito fica no Sertão do Araripe e, segundo MPPE, tem 61,7% da população reclusa em casa. (Foto: Facebook/Prefeitura de Granito.)
Granito fica no Sertão do Araripe e, segundo MPPE, tem 61,7% da população reclusa em casa. (Foto: Facebook/Prefeitura de Granito.)

Granito, no Sertão, e Olinda, na Região Metropolitana do Recife, são os municípios pernambucanos em que a população mais cumpre o isolamento domiciliar. Ao menos é isso que indica o Painel de Isolamento Social do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). No lançamento da ferramenta, ocorrido nessa segunda-feira (4), as duas cidades mencionadas apareciam na liderança do ranking, com 61,7% das pessoas reclusas em casa. Na última posição, está Lagoa do Ouro, no Agreste, com 42%.

O ranking será atualizado todas as segundas-feiras. A ferramenta do MPPE foi desenvolvida pela InLoco, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e com o Porto Digital. O painel utiliza dados de geolocalização, cedidos pelas empresas de telefonia móvel, para averiguar a movimentação das pessoas neste período de pandemia. Os dados servem para informar a sociedade e auxiliar as autoridades competentes na tomada de decisões contra a pandemia do novo coronavírus.

O prefeito de Granito, João Bosco (PT), conta que o isolamento está sendo levado a sério na cidade, mas o cenário observado hoje não se compara ao visto em semanas anteriores. “Começamos a adotar as medidas preventivas assim que apareceu o decreto do governo do estado. No começo, creio que ficamos com 80% da população reclusa, a adesão foi grande. Mas agora as pessoas estão começando a relaxar um pouco. Isso preocupa”, afirma.

Granito fica no Sertão do Araripe, região conhecida pela grande produção de gesso e leite. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a cidade conta com 7.486 habitantes. Até o momento, só foi contabilizado um caso de infecção pelo novo coronavírus. “Foi de um jovem que trabalha como agente penitenciário no Ceará e mora na cidade. Caso leve, que ficou em isolamento domiciliar. Há muita gente que trabalha em outros estados. Estamos orientando todo mundo a ficar em quarentena assim que chega e, graças a Deus a situação está tranquila por aqui”, acrescenta.

A cidade não tem muitos recursos. O Hospital Maria Senhorinha de Sousa, único do município, dispõe de quatro leitos de isolamento, para atender casos do novo coronavírus. Eventuais casos graves são transferidos para os hospitais Fernando Bezerra e Santa Maria, ambos em Ouricuri, de acordo com as orientações da Central de Regulação de Leitos do estado.

Dentre as ações executadas pela Prefeitura de Granito está a ordenação da fila da casa lotérica e da agência da Caixa. “Montamos barracas para dar apoio, colocamos aqueles lavatórios com sabão e álcool em gel, pintamos o chão. Quando começou a pandemia, fomos às rádios dar orientações ao público, demos palestras. Acredito que a população está consciente, mas a preocupação volta porque vemos o agravamento da pandemia no estado”, pontua o prefeito João Bosco.
Fila da Caixa de Casa Caiada foi ordenada nesta terça (5). (Foto: Secom Olinda.)
Fila da Caixa de Casa Caiada foi ordenada nesta terça (5). (Foto: Secom Olinda.)

Correndo atrás
Em Olinda, o secretário de Segurança Urbana, coronel Pereira Neto, explica que a prefeitura está se empenhando em conscientizar a população. “Desde que saíram os decretos do estado e do município, a gente realiza ações, como fiscalização do comércio e do calçadão da praia, higienização de terminais de ônibus, limpeza das feiras livres de Peixinhos e Rio Doce”, exemplifica.

No entanto, ainda há insistência no descumprimento das medidas restritivas. “Hoje (terça) mesmo fechamos 30 estabelecimentos comerciais que estavam funcionando irregularmente. 14 na Cidade Tabajara e 16 em Jardim Atlântico. As pessoas precisam se conscientizar da necessidade de respeitar os decretos”, explica.

A fila da Caixa de Casa Caiada, flagrada nessa segunda (4) pelo Diario, foi finalmente organizada pela Prefeitura de Olinda. Parte da Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante, no sentido Recife/Paulista, foi fechada para permitir a pintura dos lugares espaçados da fila. Ainda, foram colocados toldos para proteger o público do sol e/ou da chuva. “As medidas vêm sendo aperfeiçoadas pelo município, na medida que surgem novas determinações do governo do estado”, conclui o secretário.

O Diario procurou a Prefeitura de Lagoa do Ouro para se manifestar sobre o ranking, mas até a publicação desta reportagem, não obtivemos retorno.

Ferramenta
A primeira medição realizada pelo MPPE mostra dados do isolamento em 183 das 185 cidades de Pernambuco - ficaram de fora Limoeiro, no Agreste, e Fernando de Noronha. A ferramenta pode ser acessada pelo link bit.ly/Ranking-IsolamentoSocial. A capital do estado, Recife, aparece na 23ª colocação, com 58,2% da população reclusa.

“A pouca adesão dos pernambucanos ao isolamento social, está causando um número assustador de pessoas contaminadas e de mortes. É preciso tratar esse tema com a máxima seriedade. Vamos expedir mais uma recomendação para que os prefeitos intensifiquem o isolamento social”, declarou o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL