Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Faculdades particulares do Recife têm frequência de até 100% em salas virtuais

Publicado em: 06/04/2020 18:30 | Atualizado em: 06/04/2020 19:50

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Nesse período de isolamento social e de combate ao coronavírus, a tecnologia tem sido uma importante aliada do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) e a Faculdade Tiradentes – integrantes do Grupo Tiradentes – para levar conteúdo aos alunos. Por meio da ferramenta Google for Education, é possível criar simultaneamente várias salas de aulas virtuais, permitir a interação online entre professor e alunos, abrir outros ambientes paralelos para a realização de trabalhos em grupos menores e ainda disponibilizar conteúdos complementares para leitura e exercícios.

Na prática, as aulas acontecem ao vivo e podem ser realizadas nos três turnos e para todos os cursos, ao mesmo tempo. De casa, os professores transmitem o conteúdo, realizam as atividades e tiram dúvidas. Do outro lado, os alunos – também de suas residências – recebem o conteúdo e participam das aulas, em tempo real e que ainda podem ser acessadas posteriormente.

"Já utilizávamos%u200B a tecnologia e o uso de plataformas digitais, mas agora ressignificamos%u200B e ampliamos as formas que os conteúdos são entregues aos alunos, justamente para atender as necessidades do momento. Em uma semana, já percebemos ótimos resultados de frequência média de 90% e até 100%", adianta o pro-reitor acadêmico da Unit-PE, Diogo Galvão.

Segundo ele, a mecânica é a mesma adotada na vida real, com realização de chamada, exposição do conteúdo, interação, atividades em sala e também exercícios complementares. A diferença é que agora está adaptada, temporariamente, ao mundo virtual. Já as aulas práticas e estágios foram prorrogados e serão retomados quando forem permitidos pelos órgãos competentes.%u200B %u200B

Acervo

Além do conteúdo complementar hospedado no Google for Education, instrumento pioneiro adotado pelo Grupo Tiradentes, os estudantes também têm acesso a todo o acervo da biblioteca virtual. Conforme Diogo, o sistema é integrado, todo monitorado e planejado. “Não sabemos o tempo de isolamento, então a tecnologia tem conseguido entregar, com ótimos resultados e participação satisfatória”, completa o pró-reitor.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL