Diario de Pernambuco
Busca

Precaução

Voos internacionais para o Recife devem ser cancelados a partir da próxima sexta

Publicado em: 15/03/2020 12:32 | Atualizado em: 15/03/2020 15:29

Prefeito do Recife, Geraldo Julio, se reúne com secretariado para discutir medidas de combate ao novo coronavírus (Andréa Rêgo Barros/PCR)
Prefeito do Recife, Geraldo Julio, se reúne com secretariado para discutir medidas de combate ao novo coronavírus (Andréa Rêgo Barros/PCR)

Uma das dez medidas anunciadas neste domingo pela Prefeitura do Recife durante nova reunião de secretariado para tratar sobre o Covid-19, foi o pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de suspenção à todos os voos internacionais previstos para a capital a partir do dia 20 de março. De acordo com a prefeitura, o pedido é para que a medida seja aplicada por tempo indetermidado.

Apesar do pedido, a prefeitura alega que os pernambucanos que estão fora do País não ficarão impedidos de voltar ao Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre . "[Eles] tem três opções: eles podem voltar até a quinta-feira, a medida está sendo dada com cinco dias de antecedência, eles podem voltar através de outro Estado brasileiro que esteja aberto e eles podem voltar por outra operação especial montada com a Anvisa e com a Secretaria Estadual de Saúde também. Então tem essas três opções para os que não conseguirem voltar até a próxima quinta-feira", justifica o prefeito Geraldo Julio (PSB), lembrando que se trata de um caso de saúde pública.

No pedido que será feito a Anvisa também será incluído os voos que saem do Recife rumo ao exterior e não apenas os de retorno. A cidade conta com 12 voos internacionais. O gestor socialista lembra que uma declaração recente do ministro da Infraestrutura já anunciou que 50% dos voos internacionais do Brasil foram cancelados.

"Hoje teve a noticia de que a American Lines cancelou voos para vários continentes. Uma decisão global de uma das maiores compahias aéreas do mundo, que fez aí esse anúncio de cancelamento para vários continentes, incluisve América do Sul", justifica.

Novas medidas

Com o anúncio destas medidas, o Recife já soma 68 ações do plano de contingência municipal. O prefeito Geraldo Julio afirmou que novas medidas para contingenciamento do avanço do coronavírus no Recife ainda podem ser anunciadas neste domingo ou nos próximos dias, caso haja necessidade.

"A gente continua trabalhando diariamente. Eu estou em reunião com o secretariado agora, sai da reunião para dar entrevistas, continuamos trbalhando hoje.  Podemos até fazer algum anúncio hoje ainda, se for necessário. Mas diariamente a gente vai estar se reunindo com vocês para anunciar as ações que vão sendo tomadas com a urgência que o caso requer e com a responsabilidade que é necessária", disse. 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL