Diario de Pernambuco
Busca

Bicicleta

Recife ganhará novas ciclofaixas em fevereiro

Publicado em: 27/01/2020 19:41 | Atualizado em: 27/01/2020 19:44

 (Foto: Peu Ricardo/DP)
Foto: Peu Ricardo/DP

Até a primeira quinzena de fevereiro, o Recife terá mais 5 km de rotas cicláveis. As novas vias serão implantadas em áreas do Centro e Zona Sul da cidade. Além disso, a CTTU também entregará a requalificação da Ciclofaixa Binário de Casa Amarela (Arraial X Encanamento). Com as novas rotas, a cidade passará a ter 109km de rotas cicláveis.

No Centro do Recife, a nova rota ciclável será a terceira fase da Ciclofaixa Boa Vista, com 2,4 km de extensão. O trecho será mais uma conexão para Ciclovia Jornalista Graça Araújo, utilizando a Rua Bispo Cardoso Ayres. Além disso, a rota passará pelo Beco do Estudante (onde o espaço será compartilhado entre ciclistas e pedestres), e vai até a Avenida Conde da Boa Vista. A Rota também se conectará à sua segunda etapa saindo da Rua João Fernandes Vieira para Rua Joaquim Felipe, Avenida João de Barros e Rua Montevidéu.

Dessa forma, serão 33 km de rotas interligadas no Centro e na Zona Norte do Recife através das seguintes rotas: Jornalista Graça Araújo, Eixo Cicloviário Camilo Simões, Rota Santo Amaro, Ciclovia Avenida Norte, Ciclofaixa Othon Paraíso, Rota Marquês de Abrantes, Ciclofaixa Santos Dumont e Ciclofaixa Professor José dos Anjos.

Para atender a Zona Sul, será criada a Ciclofaixa Geraldão, que passará ao redor do Ginásio e possuirá 2,6 km de extensão. O equipamento terá início na Avenida Senador Robert Kennedy e seguirá pelas ruas Tavares Correia, Alan Kardec, Jornalista Cleófas de Oliveira para cruzar a Avenida Mascarenhas de Moraes e seguir pela Rua Jalisco, Avenida Sul, onde se conectará com a Estação de Metrô Antônio Falcão. Além disso, a rota continuará pela passarela de pedestre da Estação Shopping Recife para acessar a Rua Soldado Sinésio Aragão. Esta rota se conecta à Ciclofaixa Antônio Falcão. 

A Ciclofaixa Antônio Falcão também se conecta com a Ciclovia Via Mangue, Rota Professor João Medeiros, Ciclovia Shopping e Ciclofaixa Jardim Beira Rio, formando, ao todo, 12 km de malha cicloviária interligada na Zona Sul.

Já a requalificação da Ciclofaixa Binário de Casa Amarela inclui uma duplicação no trecho da Estrada do Encanamento, que passará a ser bidirecional, proporcionando mais segurança viária aos ciclistas e a possibilidade de pedalar nos dois sentidos. Nos demais trechos, o equipamento recebeu manutenção em toda a sinalização.

A maior parte dos percursos passará a ter velocidade regulamentada de 40 km/h, onde for ciclofaixa, ou 30 km/h, onde for ciclorrota e rua de pedestres compartilhada com bicicletas. As áreas de estacionamento também passarão por modificações nessas vias.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL