Diario de Pernambuco
Busca

MPPE

Audiência pública debate abuso sexual contra crianças e adolescentes nesta sexta

Publicado em: 11/12/2019 16:54

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.
Diante do cenário alarmante no qual cerca de 90% dos processos criminais cujas vítimas são crianças e adolescentes são referentes a abuso sexual, segundo dados das Secretarias das 1ª e 2ª Varas dos Crimes Contra Criança e Adolescente da Capital, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) convida a sociedade, professores, conselheiros tutelares, profissionais da saúde, líderes comunitários, instituições que compõe a rede de proteção à criança e adolescente, bem como do sistema de segurança para participar da audiência pública, nesta sexta-feira (13), das 9h às 12h30.

A audiência, que contará ainda com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, objetiva discutir mecanismos de prevenção e será realizada no auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto, na av. Suassuna, nº 99.

A audiência pública será presidida pelos 24º e 43º promotores de Justiças Criminais da Capital, Giani Santos e Salomão Ismail Abdo Aziz Filho, que convocaram a audiência em conjunto tendo em vista o alto índice de crimes. Para o promotor de Justiça Salomão Ismail, os crimes contra a dignidade sexual das crianças e dos adolescentes são silenciosos. 

Na maioria das vezes, acontecem dentro de casa, com familiares, o que dificulta a denúncia. “Por isso, anualmente, temos realizado audiências públicas sobre o tema. Essa será a terceira, na qual teremos a oportunidade de ouvir a sociedade e refletir sobre a atuação do MPPE; ouvir possíveis críticas da população e gerar novas soluções conjuntas. É importante conscientizar a sociedade civil e estimular debates com operadores jurídicos e sociais a respeito da prevenção e do combate desses crimes”, explicou o promotor de Justiça.

Entre os anos de 2016 e 2018, o MPPE mapeou casos de abuso sexual de crianças e adolescentes no Recife, em conjunto a Secretaria de Defesa Social (SDS), e identificou o Ibura como o bairro com maior número de ocorrências na Capital. “Desde então, realizamos diversas políticas de prevenção, como visitas a duas escolas no Ibura, além de palestras com diretores de escolas, agentes de saúde e conselheiros tutelares”, destacou Salomão Ismail.

Falas

Os interessados em se manifestar durante a audiência poderão apresentar requerimentos à 24ª e 43ª Promotorias de Justiça Criminais da Capital ou se inscrever na lista que será disponibilizada no próprio evento junto à presidência da mesa, por escrito.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL