Diario de Pernambuco
Busca

PAULISTA

Óleo avança para o Litoral Norte e chega à praia do Janga

Publicado em: 23/10/2019 11:13 | Atualizado em: 23/10/2019 13:29

Óleo avança para o Litoral Norte e chega à praia do Janga  (Cortesia/Whatsapp)
Óleo avança para o Litoral Norte e chega à praia do Janga (Cortesia/Whatsapp)


Por volta das cinco horas da manhã desta quarta-feira (23), o óleo cru que avança pelo litoral pernambucano chegou à praia do Janga, localizada no Litoral Norte do estado. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.

Há muitos moradores realizando a limpeza do óleo sem proteção alguma. Segundo Djalma Paes, presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente, as manchas vieram submersas, incapacitando a indentificação prévia. 

Até ontem, as praias afetadas pelo petróleo cru estavam localizadas no Litoral Sul. Desde a sexta-feira o óleo já passou por 8 cidades: São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Serinhaém, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes.

Ao ser questionado sobre o motivo pelo qual o óleo chegou ao Litoral Norte sem passar por todas as praias do Litoral Sul, o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, afirmou em entrevista ao NE1, que o óleo que chega ao litoral já está condensado e por isso, apenas parte do que está presente no mar chega à costa. Como o óleo que está submerso sofre com o efeito de correntes de subsuperfície, seu deslocamento não seguirá necessariamente a rota do litoral pernambucano. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL