Diario de Pernambuco
Busca

Dia Mundial da Limpeza

Mutirão de limpeza nas praias de Pernambuco

Publicado em: 20/09/2019 14:46 | Atualizado em: 20/09/2019 14:55

No estado, além da ação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, outros mutirões acontecem entre os dias 20 e 21, de forma simultânea. Crédito: Bruna Alcântara Arquivo/DP
 

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - Semas realiza nesse sábado, às 14h, uma atividade educativa em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias. O mutirão de recolhimento de resíduos terá como ponto de encontro o posto 8 da Avenida Boa Viagem, na esquina com a Av. Armindo Moura, e segue até a Igrejinha de Piedade, à beira-mar, onde haverá um ponto de encontro para a pesagem e recolhimento dos resíduos coletados. A ação voluntária conta com o apoio da Agência CPRH e da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes.

A campanha International Coastal Cleanup Day (Dia Internacional da Limpeza Costeira, em tradução livre) surgiu nos Estados Unidos, e é coordenada pela ONG ambientalista Centro para a Conservação da Vida Marinha - Ocean Conservancy, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA. Neste ano, programa ambiental acontece no dia 21/09, quando serão mobilizados milhares de voluntários em cerca de 100 países, que recolhem o lixo, especialmente os resíduos plásticos, das praias e rios. O mutirão acontece simultaneamente na África, Europa, Ásia Ocidental, Ásia-Pacífico, América Latina e Caribe e América do Norte, o material é pesado e catalogado, e depois segue para um destino ambientalmente adequado.

Outras iniciativas voluntárias para o recolhimento de resíduos sólidos acontecem no país, como a Semana Mares Limpos, realizada pela ONU Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Ecosurf, com ações de limpeza em praias, rios e parques, em 20 estados, entre 14 e 21/09. O eventos são realizados com o apoio de prefeituras, estados, sociedade civil e grupos ambientalistas.

No estado, além da ação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, outros mutirões acontecem entre os dias 20 e 21, de forma simultânea, coordenadas pelos municípios litorâneos de Recife, São José da Coroa Grande, Serrambi, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Itapissuma, Paulista, Rio Formoso e Sirinhaém. Haverá também mutirões de limpeza de rios e praças nas cidades de Petrolina, Ouricuri e Pesqueira, no interior do estado. Para conferir as programações locais, os interessados devem procurar as prefeituras.

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, “o Governo do Estado está aderindo a este esforço global para combater a poluição por resíduos plásticos e sensibilizar a população sobre os cuidados com os ambientes naturais. O evento é aberto ao público, ressaltando o compromisso de cada cidadão com o meio ambiente. A ação é também um alerta sobre a necessidade de proteção do ecossistema litorâneo e de toda a vida marinha, como tartarugas e golfinhos, principais vítimas deste tipo de poluição”.

 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL