Diario de Pernambuco
Busca

Pesquisa

Iniciativas agroecológicas em Pernambuco serão catalogadas

Publicado em: 10/09/2019 10:00 | Atualizado em: 10/09/2019 10:06

Foto: Marlon Diego/Esp.DP
O Centro de Ciência e Tecnologia para a Soberania Alimentar e Direito Humano a Alimentação e Nutrição e a Curadoria de Questões Agrárias e Soberania Alimentar do Instituto Ásia (Ieásia) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vão elaborar um “Mapeamento da Alimentação Saudável em Pernambuco”. O material irá unir informações sobre todos os grupos no Estado que, direta ou indiretamente, estão vinculados a práticas de produção e venda de orgânicos, restaurantes veganos e livres de agrotóxicos e pesticidas e feiras agroecológicas.

O mapeamento também incluirá estudiosos da nutrição e da saúde, produtores de medicamentos a base de fitoterápicos e raízes, apicultores e comunidades rurais que trabalhem com agroecologia. Reunidos no último dia 3 de setembro, professores ligados às áreas de nutrição, direito e ciência política e membros desses grupos de ação definiram estratégias para buscar apoio e financiamento para os deslocamentos dos pesquisadores envolvidos na proposta, além da realização de seminários que articulem os estudos teóricos e as práticas e a publicação em livro do resultado. 
 
O Recife, capital do estado, é uma das cidades que mais possuem feiras agroecológicas no Brasil. De acordo com o mapa de feiras orgânicas, são 60 iniciativas de feiras em todo Pernambuco, sendo 38 delas apenas no Recife. O levantamento é do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL