Diario de Pernambuco
Busca

Independência

Civis e militares são protagonistas do desfile na Mascarenhas de Morais

Publicado em: 07/09/2019 14:41 | Atualizado em: 07/09/2019 14:53

Foto: Peu Ricardo/DP
Já se passou uma década desde quando o desempregado Marcelo Marques, 34 anos, começou a acompanhar o desfile cívico-militar em homenagem à data da Independência do Brasil. O 7 de setembro, diz ele, é simbólico e deveria ser um momento para todo brasileiro refletir sobre o patriotismo. "Patriotismo, para mim, é ver o Brasil como algo sagrado."

Perto dali, a estudante Luana Clara, 17, conta ter ido ao desfile na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, para ver a apresentação de um amigo em uma banda marcial de escola pública. "Para mim, isso tudo é uma hipocrisia. Como a gente vai comemorar a independência se não podemos participar nas decisões da economia ou opinar em alguma lei?", criticou.

Os dois quilômetros do desfile foram percorridos, ao longo de duas horas, por estudantes, efetivo militar da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e civis. Para sorte do público e dos protagonistas do desfile, o sol resolveu aparecer na capital pernambucana nesta manhã. O desfile em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil seguiu do Viaduto Tancredo Neves até a Estação do Metrô Porta Larga, em Jaboatão dos Guararapes.

Em meio ao público, algumas pessoas aderiram ao verde e amarelo da bandeira do Brasil. Havia até quem marchasse, como em uma homenagem solitária. Sabrina Felipe, 20, levou sua gata para acompanhar o desfile. "Levo ela para todos os lugares, até para o shopping. Ela está acostumada", brincou.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, prestigiou o evento. "No 7 de setembro, a gente vê a possibilidade de homenagear o Brasil, os valores da independência. O Brasil precisa continuar avançando, com mais justiça e liberdade. O 7 de setembro representa a vontade do povo brasileiro de ser independente, de ter mais justiça, liberdade e igualdade entre as pessoas."

O comandante militar do Nordeste, o general do Exército Marco Antônio Freire Gomes, disse que o 7 de setembro é especial para o país, mas principalmente para Pernambuco, berço da nacionalidade brasileira. "Temos orgulho dos 197 anos de independência e de estarmos garantindo essa independência."

O efetivo militar foi constituído por 320 integrantes da Marinha, 1169 do Exército, 700 da Aeronáutica, 500 da PM, 300 do Corpo de Bombeiros e 250 da Guarda Municipal. No desfile motorizado, participaram 124 viaturas militares e 74 veículos civis, assim como das tropas da PM a cavalo. O desfile cívico contou com 44 escolas e entidades civis, totalizando 2669 pessoas.

TAGS: civis | militares | desfile |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL