Transito Avenida Rui Barbosa volta a ser ocupada por veículos

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/09/2019 08:10 Atualizado em: 23/09/2019 08:33

Foto: Thalyta Tavares/ArquivoDP. (Foto: Thalyta Tavares/ArquivoDP.)
Foto: Thalyta Tavares/ArquivoDP.
O trecho que estava em obras da Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, entre as ruas Senador Alberto Paiva e Rua Amélia, foi totalmente liberado na manhã de ontem. Após operação de trânsito que viabilizou a intervenção de recuperação da rede de drenagem realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) no local, a via está livre para a circulação de veículos.

O serviço consistiu na escavação de mais de três metros de profundidade para substituir 18 metros de comprimento de tubulação da rede de drenagem, localizada em uma das faixas de rolamento. Inicialmente, o bloqueio estava previsto para acontecer das 20h da sexta-feira (13) até as 6h da segunda-feira (16). Depois, o serviço foi adiado e a nova previsão de liberação parcial era a quinta-feira (19), com liberação total hoje. Com o avançar das obras, foi possível liberá-la totalmente ontem.

Entre as razões para a extensão do prazo da interdição completa, estavam a grande profundidade da escavação, que foi de cerca de quatro metros, a instabilidade do solo no local, que demandou a instalação de contenções para deixar os taludes seguros, e a influência da maré, já que durante os momentos de maré alta, o solo instável passou a absorver água, tornando o serviço ainda mais complexo.

Em casos como esse, os trabalhos precisam ser executados com cuidado para evitar danos à rede de esgoto e não permitir que os fluidos invadam a área das escavações. Um poste instalado na calçada, a 50 cm da escavação, rompeu devido à instabilidade do solo. Esse poste abrigava várias redes aéreas de comunicação e precisou ser realocado. Durante a interdição, agentes e orientadores de trânsito permaneceram no local para orientar os condutores.

Durante a interdição do trecho, quem vinha da Rua Senador Alberto Paiva ou da Avenida Rui Barbosa e desejava acessar a Rua Amélia ou a Avenida Governador Agamenon Magalhães seguia pela Rua Senador Alberto Paiva e girava à esquerda para Rua Amélia ou continuar e girar à direita para Avenida Rui Barbosa. Agora, o trajeto está normal.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.