Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Turmas de curso gratuito de Libras são iniciadas no Recife

Publicado em: 13/08/2019 14:07 | Atualizado em: 13/08/2019 14:12

Foto: Arquivo DP.
Cerca de 60 pessoas entre servidores da Prefeitura do Recife e moradores da comunidade do Alto Santa Terezinha, que utilizam os serviços do Compaz Eduardo Campos, integram as duas novas turmas que terão aulas sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) até novembro. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência, tem a proposta de assegurar a acessibilidade comunicacional nos espaços públicos do município.

No total, desde 2013, mais de 200 pessoas foram capacitadas em curso de Libras, na perspectiva da inclusão social de uma considerável parcela da população do Recife que é surda - cerca de 5,5% das 431.359 pessoas com deficiência no município do Recife, de acordo com o Censo do IBGE 2010.

Libras é a segunda língua oficializada no Brasil desde 2002, por meio da lei número 10.436, e é a maneira mais recorrente de comunicação das pessoas com deficiência auditiva. A iniciativa propõe garantir a acessibilidade comunicacional, para promover a independência e autonomia aos indivíduos que necessitam de serviços específicos para acessar o conteúdo por meio de intérprete de Libras - audiodescrição, legendas, janela de Libras, impressões em Braille e dublagem são alguns dos exemplos existentes.

 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL