Diario de Pernambuco
Busca

MEIO AMBIENTE

Recife recebe Selo Verde A3P por gestão sustentável

Publicado em: 09/08/2019 17:09 | Atualizado em: 09/08/2019 17:15

A construção do Econúcleo Jaqueira é um dos destaques da cidade. Foto: Arquivo DP.
O Recife recebeu do Ministério do Meio Ambiente o selo A3P Verde em reconhecimento ao empenho da gestão municipal em implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O selo é conferido às instituições públicas que fazem a adesão formal ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, cujo objetivo é promover a divulgação de práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade.

Desde 2012, o Recife faz parte do programa, sendo o Comitê Gestor A3P responsável pela articulação, planejamento e execução de atividades, projetos ou programas de responsabilidade socioambiental na administração municipal.

Entre as medidas adotadas no órgão, estão a substituição de copos plásticos por copos de vidro; a implantação da coleta seletiva em unidades da prefeitura; a utilização de papéis reciclados; curso sustentabilidade socioambiental com A3P, com a finalidade de sensibilizar e capacitar os servidores e público externo em relação ao tema e a construção do Econúcleo Jaqueira, que foi implantado com base nos preceitos da arquitetura sustentável, através do reaproveitamento e da reutilização de materiais para a confecção e customização dos mobiliários.

"Acredito que este reconhecimento é mais um estímulo em nossa missão de trabalhar em prol da sustentabilidade. O poder público precisa fazer o seu papel e aplicar boas práticas no seu dia a dia junto com os servidores e a sociedade. Esse Selo mostra que estamos no caminho correto”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho.

Programa

A Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa idealizado pelo Ministério do Meio Ambiente para internalizar a responsabilidade socioambiental nas atividades do poder público. A agenda visa sensibilizar os gestores públicos e servidores para as questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental e sustentabilidade em suas atividades rotineiras.

O programa está baseado em cinco eixos temáticos: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; Gestão adequada dos resíduos gerados; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores; Compras Públicas Sustentáveis; Construções Sustentáveis e oferece uma metodologia para que os órgãos realizem um diagnóstico, estabeleçam metas e plano de ação.

A A3P propõe a mudança de atitude a partir da revisão do modelo de produção e consumo, economizando recursos naturais no dia-a-dia, tais como água, energia, papel, copinhos plásticos; reutilizando ou reciclando os resíduos gerados, optando por insumos ambientalmente corretos, enfim, fazendo escolhas mais conscientes.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL