Diario de Pernambuco
Busca

Ação

Operação coíbe comércio ilegal e apreende produtos no TI Afogados

Publicado em: 14/08/2019 17:09

Foto: Divulgação/Polícia Militar de Pernambuco.
Uma operação foi realizada na tarde desta quarta-feira (14) no Terminal Integrado de Afogados, bairro de Afogados, na Zona Sul do Recife, para coibir a venda ilegal de mercadorias nas plataformas de acesso ao transporte público, tanto do metrô quanto de ônibus.

A ação contou com a presença da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, Grande Recife Consócio de Transporte, Vigilância Sanitária, Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e da Guarda Municipal da Prefeitura do Recife, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e Celpe. 

"A mobilização serviu para ordenar a área, com apreensão de materiais destinados ao comércio informal não autorizado e produtos vencidos, perigosos para a saúde da população, e também o combate aos assaltos, homicídios e tráfico de drogas, nas áreas interna e externa do terminal", informou a Polícia Militar. 

Os envolvidos na operação disseram que ela se dá em defesa do cumprimento da legislação, que é clara ao proibir o comércio ambulante nos terminais integrados de passageiros, de acordo com a Lei Estadual 13.235/2007. 

Essa decisão se estende também aos trens da CBTU, regulamentada pelo Decreto Lei do Governo Federal nº 1832/96, de 4 de março de 1996 e pelo Regulamento do Sistema de Transporte Público de Passageiros, através do decreto nº 14.846, de 28 de fevereiro de 1991.

"A intervenção foi cirúrgica, com total respeito à individualidade dos envolvidos, sempre se buscando soluções negociadas. Na oportunidade, foram apreendidos três caminhões de materiais e aqueles que não oferecem risco à população serão devolvidos aos proprietários", afirmou a PM. 

Alimentos vencidos serão incinerados. Uma ligação clandestina de energia de um estabelecimento comercial foi desativada. Não houve prisões.

PROTESTO
Ambulantes que comercializavam de forma irregular nos trens do metrô fizeram um protesto na Estação Joana Bezerra. O Batalhão de Radiopatrulha foi ao local e garantiu o direito de ir e vir de todos que passavam pelo local. "É importante lembrar que a preservação da ordem no TI de Afogados será mantida através de rondas regulares e incursões tácticas de órgãos de fiscalização", avisou a Polícia Militar.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL