Diario de Pernambuco
Busca

Centro para vítimas de violência do HMR já atendeu mais de 2,7 mulheres

Publicado em: 15/08/2019 21:04

Para garantir privacidade, centro de atendimento fica instalado em um anexo do Hospital da Mulher - Foto: Mandy Oliver/Acervo DP
Instalado no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, Zona Oeste, o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos já realizou 2.747 atendimentos, desde que foi inaugurado, em julho de 2016. No local, a vítima de agressão encontra diversos tipos de ajuda e pode, inclusive, fazer boletim de ocorrência e perícia médica. 

O serviço atende mulheres a partir dos dez anos de idade. O centro disponibiliza médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social para apoiar e ajudar quem foi agredida em um relacionamento. A montagem da unidade observou a necessidade de manter a privacidade da vítima. Por isso, foi instalado em um prédio anexo ao hospital, com entrada pela lateral. 

O atendimento também garante a confidencialidade dos casos. A estrutura física conta com dois consultórios, salas para atendimento psicológico, serviço social e sala de atividades, além de duas suítes para as pacientes, quarto de repouso para os profissionais, banheiros, posto de enfermagem e recepção. No setor atuam médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, além de perito do IML e recepcionista. 
 
Na forma tradicional, a mulher agredida busca uma unidade de saúde para atendimento médico; depois se dirige até a delegacia para registrar a ocorrência; e, em seguida, vai para o IML, onde faz o exame de corpo de delito. Neste caminho, muitas acabam desistindo da denúncia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL