MOBILIDADE

Acessibilidade dos ônibus da RMR é fiscalizada pelo Ipem

Publicado em: 08/08/2019 11:59 | Atualizado em: 08/08/2019 12:17

Foto: Ipem/Divulgação.
O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realizou, do último dia 29 a essa segunda-feira (5), uma fiscalização de itens de acessibilidade em empresas de ônibus rodoviários da Região Metropolitana do Recife. O objetivo foi verificar a presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nos veículos, o que garante a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Os fiscais vistoriaram 34 ônibus em garagens de empresas de transporte público rodoviário. Apenas dois deles não apresentavam o selo do Inmetro e foram reprovados. O selo obrigatório é uma garantia de que o veículo apresenta itens como barras de identificação com sinalização para deficientes visuais, bancos preferenciais, cadeira de transbordo, cinto de segurança, vão livre, pega mão e iluminação dos degraus dentre outros itens que facilitam a mobilidade.

“Intensificamos o trabalhado de fiscalização para verificar se as normas estão sendo cumpridas e garantir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, seja ela definitiva ou temporária, tenham assegurado o seu direito de ir e vir, promovendo, dessa forma, sua inclusão na sociedade o que refletirá na melhoria da qualidade de vida e tornando possível sermos todos iguais na diferença”, afirmou o presidente do Ipem-PE, Adriano Martins.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL