Diario de Pernambuco
Busca

Transporte

Linha Centro do Metrô volta a funcionar após quatro dias sem operar

Publicado em: 18/07/2019 08:49 | Atualizado em: 18/07/2019 10:09

Foto: Leandro de Santana/DP Foto. (Foto: Leandro de Santana/DP Foto.)
Foto: Leandro de Santana/DP Foto. (Foto: Leandro de Santana/DP Foto.)

A Linha Centro do Metrô do Recife voltou a operar às 8h40 desta quinta-feira (18), após quatro dias de paralisação. Por conta de um rompimento de um cabo da rede que fornece energia para os trens, o serviço estava parado desde o último domingo (14). Mais de 250 mil pessoas utilizam a linha durante a semana. Durante esses dias, os usuários reclamaram da qualidade do serviço e dos transtornos enfrentados por falta de transporte para as 19 estações com destino às cidades de Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes.

Uma perícia técnica realizada pela equipe de manutenção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ainda no domingo (14),  indicou que o problema aconteceu quando o trem atingiu a rede área, danificando cerca de um quilômetro de cabos do sistema que alimenta os trens, gerando a interrupção da circulação. Os trabalhos de recuperção da rede aérea foram finalizados às 6h10 da manhã desta quinta, mas antes de normalizar a operação, a equipe de manutenção realizou testes.

SAIBA MAIS

Linha Centro continua sem operar nesta segunda-feira

Metrô do Recife: aumenta o preço, mas não a qualidade


Metrô do Recife pode parar a partir de julho


Por dia, mais de 400 mil pessoas utilizam o sistema nos horários de pico. A linha central atende a maior demanda, com 275 mil usuários diariamente. A média de tempo entre Recife e Jaboatão, por exemplo, chega a 26 minutos. É justamente o tempo reduzido de deslocamento que atrai os passageiros. No entanto, com a paralisação na principal linha e os serviços de reparo provocaram atraso nas viagens.


Ao todo, o Metrô do Recife tem quatro linhas e 36 estações, com integrações entre ônibus e terminais do Sistema Estrutural Integrado (SEI). A linha Sul, por onde circulam 120 mil pessoas por dia, contempla 10 estações e está operando normalmente durante este período de reparo, segundo a CBTU. Os três ramais principais formam 39,5 quilômetros de trilhos. Já a rede completa de Metrô do Recife tem 71 quilômetros de extensão, incluindo a linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL