Diario de Pernambuco
Busca

Religiosidade

20ª Procissão de Dandalunda deve reunir 10 mil pessoas no Recife nesta terça

Publicado em: 15/07/2019 21:35 | Atualizado em: 15/07/2019 21:55

Foto: Divulgação

“Tolerância não, respeito sim”. É com este tema que os Filhos de Dandalunda realizam a 20ª edição da Procissão de Dandalunda na noite desta terça-feira (16), no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. O evento é dedicado ao orixá Oxum, divindade africana ligada aos rios e a fertilidade. A concentração será às 18h no Abassá Omim Axé de Dandalunda, na Rua Madrid, nº 110. Já o cortejo terá início às 19h e seguirá por um trajeto de aproximadamente dois quilômetros até a Lagoa do Araçá. Segundo os organizadores, a expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas. 

“O nosso objetivo é levar o amor e a devoção à Oxum pelas ruas do Recife”, conta o sacerdote Pai Moacir de Angola, que é fundador e idealizador do evento. Ele explica que tudo começou através de uma promessa feita nas festividades dedicadas à Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da capital pernambucana. “Aqui em Pernambuco, a maioria das casas de candomblé e umbanda cultua o orixá Oxum no mesmo mês em que ocorrem as festividades ligadas à Nossa Senhora do Carmo. O costume vem desde o período da escravatura, quando os africanos escravizados no Brasil, por meio do sincretismo, tiveram que ligar a imagem da santa católica ao orixá como forma de resistência às imposições dos senhores”. 

Foto: Divulgação

A procissão é um dos eventos mais esperados da comunidade. Muita gente enfeita as casas, faz promessas e soltam até fogos para saudar a passagem do orixá. Oxum está diretamente ligada ao amor, à maternidade, as águas doces e à fertilidade. Na Nação Angola, a divindade africana recebe o nome de Dandalunda. O sacerdote Gleidston Gilá, revela que um andor especial foi preparado para acompanhar os religiosos. “A imagem de Oxum será conduzida pelos filhos e filhas da casa junto a ornamentação que produzimos para celebrar o momento. Além de Dandalunda, iremos saudar o orixá Nanã, que é a dona das lagoas e também está ligada à água”. 

Foto: Divulgação

Do Abassá irão sair aproximadamente 500 pessoas. “Teremos o andor abrindo o cortejo e em seguida vêm as baianas, com perfumes e rosas nas mãos. Elas irão entoar cânticos e rezas para pedir paz, amor e proteção para todas as pessoas. Depois vem um trio cedido pela Prefeitura do Recife com os músicos do Abassá. Eles irão tocar e cantar canções não só da nação Angola, que é a dos organizadores, mas de todas as nações de candomblé. Os moradores das comunidades 

O evento faz parte da série de atividades que o terreiro realiza no mês. Além da procissão, haverá a grande festa dedicada ao Orixá Oxum, que acontece no dia 28 de julho, no Abassá. “Dandalunda é a dona do nosso terreiro e por isso, neste mês, dedicamos várias homenagens a ela”, conta Gleidston. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL