Diario de Pernambuco
Busca

Sítio Trindade recebe exposição de culinária afro-brasileira nesta quinta

Publicado em: 19/06/2019 21:26 | Atualizado em: 19/06/2019 21:38

Público terá acesso gratuito a comidas típicas dos terreiros - Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR
Além da 35ª edição do Concurso de Quadrilhas Juninas, o Sítio Trindade recebe, nesta quinta-feira (20), mais uma Exposição da Culinária Afro-Brasileira. A ação disponibiliza às pessoas que prestigiam o evento comidas típicas de terreiros e celebrações de matriz africana. São mais de sete mil pratos, produzidos à base de milho, massa de mandioca, quiabo, farinha e camarão a partir das 18h30.

Dentre as iguarias, servidas gratuitamente, estão gbègìrì e o amalá, comidas prediletas de Xangô, orixá da justiça e do fogo, considerado o rei dos reis nas religiões afro-brasileiras. Além das comidas, o público presente irá acompanhar a apresentação de cânticos, danças e celebrações do povo de terreiro. 

É o 13º São João em que acontece a celebração, que este ano fala da importância tambores sagrados e suas influências na música mundial, como o Ìlù Bàtá, instrumento que deu origem ao Mèlé (Agbó), Mèlé Akó (Ankó) e Ìyá Ilú (Ìyàn).

A Exposição da Culinária Afro-Brasileira é fruto de uma parceria entre a prefeitura com o Núcleo da Cultura Afro-Brasileira. A produção e execução do evento fica sob responsabilidade do terreiro Ilé Àse Egbé Awo, da Mãe Elza de Iemanjá. Fica aberto ao público das 18h às 22h. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL