Vigilância

Recife tem esquema especial de saúde para o São João

Publicado em: 19/06/2019 17:22 | Atualizado em: 19/06/2019 17:32

Comerciantes foram treinados para manipular os alimentos. Crédito: Sesau/PCR

Um esquema especial de saúde foi montado para os polos de São João do Recife. Um posto médico está em funcionamento no Sítio Trindade, para atendimento de primeiros socorros, com o apoio do Samu 192. Através do Programa Saúde em Todo Lugar, serão distribuídos preservativos, disponibilizadas testagem rápida para HIV e sífilis, além disso haverá orientações sobre o uso de álcool e outras drogas.

Em funcionamento desde o último sábado (15), o posto médico montado no Sítio Trindade conta com um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Para dar apoio ao posto, uma ambulância extra do Samu ficará no local, para fazer remoções, em caso de necessidade. O atendimento telefônico pelo número 192 funcionará normalmente, encaminhando 23 ambulâncias e seis motolâncias para os chamados.

Entre os dias 20 e 24 e de 28 a 30 funcionará, no Sítio Trindade, um estande para testagem rápida de HIV e sífilis, com capacidade para realizar 200 testes rápidos por noite. As pessoas que forem fazer a testagem receberão aconselhamento dos profissionais antes e depois. Os casos positivos serão encaminhados para as unidades de referência, para tratamento. No local, também serão disponibilizados preservativos e sachês de gel lubrificante.

Agentes Redutores de Danos e arte-educadores da Sesau estão atuando no Sítio Trindade, no Pátio de São Pedro e nos arraiais comunitários e descentralizados. O trabalho envolve abordagens e orientações ao público que estiver nos polos sobre consumo de álcool, cigarro, crack e outras drogas, além de sensibilização para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os profissionais ainda distribuem preservativos e sachês de gel lubrificante, além de realizarem troca de garrafas de vidro por garrafas plásticas.

VIGILÂNCIA
Neste mês, a Vigilância Sanitária (Visa) do Recife intensifica as ações que visam prevenir e reduzir as doenças provocadas pelo consumo de produtos alimentícios, com distribuição de folders, capacitação dos comerciantes e fiscalização no Sítio Trindade e também no Pátio de São Pedro. No último dia 11, foram capacitados 80 comerciantes que vão trabalhar durante o São João. O foco foram as boas práticas no manuseio de alimentos.

A Vigilância Epidemiológica manterá seu funcionamento 24 horas entre os dias 21 e 24, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs). Entre sexta (21) e segunda-feira (24), equipes da Vigilância Ambiental estarão de plantão para garantir vacinação antirrábica animal na Unidade de Vigilância de Zoonoses (mais conhecido como CVA), em Peixinhos. Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) intensificaram, na última semana, ações de vigilância e controle do mosquito Aedes aegypti, de roedores e de escorpiões nos arraiais montados pela Prefeitura e em locais estratégicos, como Porto do Recife, aeroporto, TIP e pontos turísticos da cidade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL