Diario de Pernambuco
Busca

São João

Arraial dentro do ônibus surpreende passageiros nesta quinta-feira

Publicado em: 20/06/2019 11:36 | Atualizado em: 20/06/2019 12:07

O servidor público José Severino, 43, animou a festa com muita música. Foto: Samuel Calado/DP

As pessoas que embarcaram no ônibus Córrego do Inácio (Linha - 517),  na manhã desta quinta-feira (20), se surpreenderam com uma grande festa organizada pelos usuários. Vestidos com camisa xadrez e com muito forró no pé, eles fizeram um grande arraial no coletivo, que saiu do terminal, na Zona Norte do Recife, às 6h50, e chegou ao Centro do Recife às 8h. A festa teve comida típica, música e até brincadeiras. 

Marlene embarca no coletivo no Córrego do Inácio. Foto: Samuel Calado/DP

A ideia surgiu das amigas Eveline Juliana, 28 anos,  e Marlene Francisca, 55. Elas criaram um grupo no WhatsApp com todas as pessoas que pegam o ônibus naquele horário para acompanhar o percurso da linha. Segundo Marlene, que é auxiliar administrativa, o grupo não serve apenas para alertar sobre o percurso, mas também para organizar as festas. "Como a viagem é longa, em uma das conversas nós criamos o grupo no celular. Além de ficar atento ao horário, a gente faz confraternizações, festas natalinas, carnavalescas, aniversariantes do mês e agora estamos fazendo a nossa festa junina, com bolo e forrozinho”. 

Josildo Pereira, motorista do ônibus. Foto: Samuel Calado/DP

O motorista Josildo Pereira, 46, ficou encantado com a disposição e o carinho do grupo no mutirão. “Um trouxe uma cortina, outro trouxe o balão, a outra as bandeiras e quando vimos o ônibus estava todo decorado. Ficou lindo". Ele reforçou também sobre o respeito que existe entre os usuários e colaboradores. “Mesmo sendo amigos, eles sabem diferenciar isso e pagam as suas passagens”. A dona de casa Joelma Pereira levou um susto quando entrou no ônibus. “Eu pensei que estava subindo no ônibus errado. Fico muito feliz com a iniciativa desse pessoal. A gente já acorda agoniada de manhã e uma surpresa dessa deixa qualquer um de bem com a vida”, relatou. 

O servidor público Danilo Oliveira utiliza a linha há cinco anos. Foto: Samuel Calado/DP

O servidor público Danilo Oliveira, 24, disse que pega o ônibus há cinco anos e quando soube da mobilização, fez questão de participar do grupo. “Achei maravilhoso. Aqui a gente tem grandes irmãos. As pessoas hoje em dia estão preferindo deixar o carro em casa para pegar ônibus”.

O cobrador Carlos Rosendo. Foto: Samuel Calado/DP

O cobrador Carlos José Rozendo da Costa, 46, falou que, além das mensagens no grupo do aplicativo, ele liga para informar que o ônibus está chegando na parada. “Muita gente deixa para fazer tudo de última hora e acaba esquecendo o horário. Eu faço questão de ligar para avisar que estamos perto, é o Disque-Inácio". 

A servidora pública Eveline Juliana é uma das mobilizadoras do grupo. Foto: Samuel Calado/DP

E no arraial do Córrego do Inácio compadrio é coisa séria. Eveline relatou que o grupo é a sua segunda família. “São os amigos que a vida me presenteou e eu faço questão de estar com eles todos os dias. Teve uma vez que eu me atrasei e fiz questão de pegar dois ônibus só para não perder a viagem desse". A passageira Emília Barros, disse que quando um falta, todo mundo fica ligando para perguntar o que foi que houve e se está doente. “Alegria, cuidado e união são as palavras que nos definem. Eu estou com o coração partido porque troquei o horário no trabalho e vou usar outra linha.” 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL