Diario de Pernambuco
Busca

Religiosidade

Procissão do Encerro marca início da Semana Santa em Olinda

Publicado em: 11/04/2019 21:59 | Atualizado em: 11/04/2019 22:04

Foto: Paulo Paiva/DP.
O primeiro ato católico das celebrações pascoais tomou, ontem à noite, as ladeiras do Sítio Histórico de Olinda. A Procissão do Encerro, que lembra os momentos de Cristo no Horto das Oliveiras e o seu famoso diálogo com o Pai diante de muito sofrimento, saiu da Igreja do Carmo até a Catedral da Sé. Hoje, às 17h, acontece a Procissão de Nosso Senhor dos Passos, saindo da Catedral da Sé e fazendo o percurso inverso até a Igreja do Carmo. 

Durante o percurso de ontem, a imagem de Jesus Cristo foi carregada no andor por fiéis. A banda da Polícia Militar de Pernambuco acompanhou o cortejo. No ato, a imagem foi levada coberta. Já hoje, a procissão lembrará a via crúcis de Jesus Cristo e a imagem no andor será carregada descoberta.

“Na Procissão do Encerro, o povo é convidado a se preparar, em oração, a uma vida mais íntima, para o Páscoa. É um momento de entender que, assim como Jesus, que também vivenciou seu período de dor, de perda e de sofrimento, seguir adiante apesar de tudo significa vitória”, explicou o vigário Joanderson Lira, da paróquia de São Pedro Mártir de Verona, em Olinda. No Recife, as Procissões do Encerro e dos Passos aconteceram na quinta e sexta-feira da semana passada. 
 
A fiel católica Eletiene de Araújo, 30 anos, trouxe a filha de apenas dois anos para acompanhar o ato. "Desde criança venho para essa procissão e para mim é um momento de renovação da fé e da esperança. Por isso, de pequena, já trago minha filha, para que ela siga o caminho da fé e da igreja", disse Eletiene, que frequena a Paróquia de Guadalupe, em Olinda. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL