Saúde

Alimentação será tema da Semana do Bebê 2019

Publicado em: 11/04/2019 07:30 | Atualizado em: 11/04/2019 07:48

Foto: Nando Chiappetta/ArquivoDP. (Foto: Nando Chiappetta/ArquivoDP.)
Foto: Nando Chiappetta/ArquivoDP. (Foto: Nando Chiappetta/ArquivoDP.)

Nos primeiros anos de vida, uma criança produz cerca de 700 a 1 mil conexões neuronais por segundo. Cerca de 90% de todas as sinapses cerebrais são criadas até os seis anos de vida. Uma criança que recebe a atenção e o cuidado necessários nessa fase tem chances reduzidas de desenvolver problemas de saúde e maior probabilidade de obter uma melhor qualidade de vida quando adulta. Não à toa, a primeira infância é considerada determinante para o futuro e está norteando uma série de políticas públicas no Recife. Depois de envolver diversos setores governamentais, a prefeitura aproveitou o lançamento da Semana do Bebê para convocar a sociedade civil a se engajar no tema.

Programada para acontecer entre os dias 20 e 26 de maio, a 5ª Semana do Bebê do Recife terá como tema “Alimentar o presente é cuidar do futuro”. Alinhada às atividades desenvolvidas pelo Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas (Unicef), a escolha da temática visa discutir o papel dos alimentos na promoção do bem-estar e do desenvolvimento adequado das crianças.

“A alimentação é um elemento vital do desenvolvimento infantil. No caso da amamentação, por exemplo, vai além da questão do alimento, interfere a interação entre mãe e bebê. Também se discute o acesso ao alimento”, afirmou o Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Durante a semana do bebê, irão acontecer atividades onde serão abordados temas como segurança alimentar e a relação das crianças com o meio ambiente.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão da cidade, Jorge Vieira, os cuidados com a primeira infância fazem parte das ações estratégicas prioritáriasdo Recife. Uma série de intervenções está sendo realizada para qualificação da cidade para as crianças, dentre elas adequação da praça e parques, entrega de novas creches, melhoria da infraestrutura de mobilidade, entre outros. Durante o lançamento da semana, foram listados cerca de 15 programas e projetos em desenvolvimento com esse olhar. “Desde 2018, nós temos o Marco Legal da Primeira Infância como política, que traz 14 princípios norteadores das ações. Sabemos, inclusive, que não basta alimentação e abrigo, é preciso trabalhar a questão do afeto, da troca”, disse o secretário.

Depois de estruturar a rede interna, agora a gestão municipal quer envolver a sociedade. Para tanto, convidou pessoas dos mais diversos segmentos (saúde, educação, mobilidade, empresários, digital influencer, contadores de histórias e outros) para desenvolver e propor atividades até a semana do bebê. A ideia é que cada um possa usar o seu conhecimento em prol da causa da primeira infância. Até o dia 30 de abril, as sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail semanadobeberecife@gmail.com, com proposta de trabalho, horário, data, local, público-alvo e contato dos responsáveis.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL