Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Recife receberá encontro com abordagem internacional sobre autismo

Publicado em: 20/03/2019 20:18 | Atualizado em: 21/03/2019 14:30

Foto: Bernardo Dantas/Arquivo DP.
O Recife receberá, nos dias 29, 30 e 31 de março, o Encontro com Abordagem Internacional sobre Autismo. Com o tema: “Autismo Numa Abordagem Multidisciplinar”, o evento acontece no no Recife Praia Hotel e é voltado para educadores, psicólogos e famílias. Tem como objetivo ampliar a formação docente e fortalecer a atuação de educadores e família de crianças/adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro é realizado pelo projeto Educação Especial PE, comandado pela psicopedagoga Lidieri Barros.

A programação contará com 11 palestrantes com atuações diversas e que estão relacionadas ao TEA. Entre os nomes estão Márcia Meira (SP), Lidieri Barros (PE), Michelle Malab (MG), Mylena Lima (ES), Tiago Toledo (SP), Alessandra Buosi (SP), entre outros profissionais. No sábado (30) uma mesa redonda irá reunir todos os palestrantes para debater sobre o autismo com uma abordagem multidisciplinar, com estudos de casos e compartilhamento de experiências.

De acordo com a psicopedagoga, Lidieri Barros, organizadora do evento, será uma oportunidade para trocas e aquisição de experiências com profissionais de diversas áreas envolvidos com o TEA, além da participação dos pais, familiares e professores. "Vamos debater a inclusão, conscientização e os principais desafios dos portadores do transtorno do espectro autista (TEA)", ressalta a organizadora.

O Autismo é um transtorno de desenvolvimento que prejudica a capacidade da pessoa se comunicar e interagir. Essa condição também leva o paciente a viver alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos. Segundo o atual levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 1% da população mundial o equivalente a 70 milhões de pessoas. – ou um em cada 68 crianças – apresenta algum transtorno do espectro do autismo, e a ocorrência da condição neurológica tem aumentado.

Lançamento do livro "Menina Aspie"
A escritora, palestrante e administradora de empresas mineira Michele Malab lançará no Recife seu mais recente livro, "Menina Aspie", durante o Encontro com Abordagem Internacional sobre Autismo. Diagnosticada com Síndrome de Asperger e mãe de um adolescente autista, Michele aborda no livro momentos da infância e da adolescência em que era Asperger e não sabia. As inscrições para o Encontro com Abordagem Internacional sobre Autismo podem ser feitas através do site http://educacaoespecialpe.com.br/

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL