Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Recife comemora aniversário com a inauguração de 13ª Upinha

Publicado em: 13/03/2019 11:30 | Atualizado em: 13/03/2019 11:36

Prefeito Geraldo Julio participou das comemorações no Compaz do Alto Santa Terezinha. Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação.
O Recife comemorou seu 482º aniversário com corte de bolo gigante, apresentações musicais e a inauguração de uma nova unidade de saúde. A celebração teve início na manhã de ontem (12) com a entrega da Upinha Alto do Pascoal, a 13ª da cidade. A programação de aniversário da capital pernambucana segue até o domingo, com a encenação do espetáculo O boi voador no Marco Zero, Bairro do Recife.

O bolo gigante foi cortado no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, que também comemorou idade nova ontem. Os três anos de funcionamento do centro comunitário e os 482 anos da cidade foram celebrados com orquestra de frevo, passistas da Escola de Frevo do Recife, artistas circenses e apresentação especialda Família Salustiano. O tradicional corte do bolo gigante foi feito no Compaz. A iguaria, que pesava 400 kg, foi dividida em 3,5 mil fatias.

Na festa, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, ressaltou que 16 mil pessoas serão atendidas na 13ª Upinha da cidade. “Todos os profissionais que trabalham aqui reúnem plenas condições de fazer o seu trabalho e agora terão mais estrutura para fazer um atendimento melhor à população”, afirmou. O equipamento vai receber moradores dos bairros do Alto Santa Terezinha, Linha do Tiro, Bomba do Hemetério e Água Fria, bairros da Zona Norte da capital pernambucana.

Presente na comemoração do aniversário da cidade e do Compaz, a aposentada Maria José Brasil, 75, garantiu um pedaço de bolo. “Nunca falto ao aniversário do Recife. Achei muito bonita a festa deste ano”, comentou. Moradora do Alto Santa Terezinha, Luciana Silva, 46, gostou de ver a comemoração da cidade perto de casa. “Até o aniversário do Recife o Compaz trouxe para perto da gente. Nunca tinha ido à festa”, contou. Um outro bolo foi cortado à tarde no Museu da Cidade do Recife.

As comemorações na capital pernambucana continuam hoje (13), no Olha! Recife a pé, que vai explorar locais e temas relacionados a diversas épocas da história da cidade. No roteiro, estão a Rua do Bom Jesus, a Sinagoga Kahal Zur Israel, a Praça da República e o Convento Franciscano. Já o CurioCidades comemorativo acontece no sábado (16), às 18h. O trajeto a pé será pelo Bairro do Recife, e contará com a participação da eletrobike do DJ Mozão. O roteiro conta histórias e lendas do Recife, entre elas a do boi voador, com projeções nas paredes e trilhas sonoras, reproduzindo cenários do passado nos muros e nas edificações atuais.

O último dia de programação será no domingo (17), também no Bairro do Recife, que recebe a peça O boi voador. A apresentação envolve o público na dramatização da época em que Nassau “fez um boi voar”. Ao entrar no bairro, os visitantes poderão passear pela história do Brasil Holandês. Atores estarão espalhados pelas ruas usando figurino de época e interagindo com os pedestres. Às 18h, o espetáculo terá início.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL