Quadrilha

Polícia prende homem que fazia compras com cartões furtados

Publicado em: 21/03/2019 14:58 | Atualizado em: 21/03/2019 17:49

Cartões eram entregues pelas vítimas a motoqueiro que integra a quadrilha. Foto: Polícia Civil de Pernambuco/Divulgação.
A Delegacia do Cordeiro prendeu em flagrante um homem suspeito de usar cartões de créditofurtados para fazer compras. De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, Ricardo Moreira estava realizando compras do no Walmart com cartões furtados mediante fraude. A polícia identificou ainda outro integrante da quadrilha que aplicava o golpe. Bruno Silva, natural de São Paulo, já havia sido preso pela Delegacia do Cordeiro.

Com os cartões furtados, os membros da organização criminosa compraram aparelhos celulares. A polícia apreendeu três smartphones da marca Samsung Galaxy J8. O valor de cada um deles é de aproximadamente R$ 1 mil. Para aplicar o golpe, membros da quadrilha ligavam para as vítimas se passando por instituições bancárias. Assim,  conseguiam os dados bancários. Em seguida, pediam que as pessoas entregassem seus cartões a um motoqueiro que integrava o grupo criminoso. O suspeito foi autuado e encaminhado à audiência de custódia.

Celulares comprados com os cartões furtados. Foto: Polícia Civil de Pernambuco/Divulgação.

Segurança

O "golpe do motoboy", como são chamados os casos de manipulação psicológica das vítimas por estelionatários, é uma entre as diversas modalidades de fraudes que envolvem cartões de crédito. Nesse tipo de ação criminosa, os golpistas geralmente entram em contato simulando ser do banco e dizem que identificaram um padrão atípico de uso do cartão de crédito. Os criminosos costumam pedir que a vítima digite a senha do cartão e que ele seja quebrado pela metade, pois pode ser um cartão clonado. Por fim, oferecem um motoboy para levar o cartão até a agência da vítima. Dessa forma, a quadrilha fica com dados pessoais, senha e chip da do cartão da vítima.

No site oficial, o Banco do Brasil esclarece que "não envia motoboys ou funcionários à sua residência para retirar cartões". O banco orienta ainda que os clientes: "em estabelecimentos comerciais não perca seu cartão de vista, mantenha-o com você e aguarde a chegada da maquininha; após utilizar, confira se o cartão que está guardando é o seu; não empreste seu cartão a outras pessoas, seu cartão é pessoal e intransferível; nunca o entregue a terceiros e não permita que olhem o código de segurança que se encontra no verso do cartão; não informe o número do seu cartão em sites desconhecidos, ou links recebidos através de e-mail ou SMS". 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL