Diario de Pernambuco
Busca

Balanço

Pernambuco registra mais denúncias e menos feminicídios

Número de queixas de violência doméstica cresce, enquanto o volume de mortes cai ao nível mais baixo da história

Publicado em: 17/03/2019 11:52 | Atualizado em: 17/03/2019 12:39

Mulheres podem denunciar violência pelo número 180. Foto: Maíra Correa/Divulgação.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social, o mês de fevereiro de 2019 teve o menor número de Crimes Violentos Letais Intencionais contra mulheres de toda a série histórica. Segundo os dados que a SDS divulgou, o estado também chegou ao 15º mês consecutivo de redução geral de homicídios, com 33,99% de redução em comparação a fevereiro de 2018.

Apesar dos dados mostrarem queda nas mortes de mulheres no mês de fevereiro, as denúncias de violência doméstica, que consideram agressões físicas, morais e psicológicas, aumentaram 13,7%, passando de 2.970 em fevereiro de 2018 para 3.377 no mês correspondente deste ano. No entanto, o número de boletins de ocorrência apresentou redução de 30,56% em comparação com os 216 de fevereiro do ano passado, sendo realizados 150 no último mês.

De todas as 275 vítimas de homicídio registradas em fevereiro de 2019, 10 eram mulheres, sendo três crimes considerados como feminicídio, quando a mulher é morta pela condição do gênero feminino. O mês foi o menos violento para as mulheres desde 2004, quando a SDS iniciou a atual metodologia de contagem de crimes contra a vida. O número aponta que houve 61,5% de redução em relação ao mesmo período de 2018, quando houve 26 homicídios de mulheres.

“A violência contra a mulher ocorre muitas vezes de forma silenciosa, por anos, dentro do ambiente familiar e íntimo. As estatísticas mostram que se não houver denúncia e intervenção das autoridades acontecerá um agravamento das agressões, culminando em feminicídio. O aumento das denúncias é importante porque demonstra maior encorajamento para procurar ajuda e quebrar esse ciclo nefasto. Amigos, familiares, vizinhos são fundamentais nessa rede de proteção. Calar e se eximir é ser conivente com o agressor”, afirmou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua. “Estamos em constante capacitação dos profissionais de segurança e fortalecimento das Delegacias da Mulher, além de exames e perícias que comprovem os crimes”, acrecentou.

Com relação às queixas por agressão, a Zona da Mata teve a queda mais acentuada entre as macrorregiões de Pernambuco, com -47,83% (de 46 para 24 entre fevereiro de 2018 e de 2019). As demais regiões também reduziram o índice, com o Sertão variando em -35,56%, o Recife em -29,41%, a Região Metropolitana (exceto a capital) alcançando -23,81% e o Agreste -10,71%. No ano passado, foram inauguradas Delegacias da Mulher no Cabo de Santo Agostinho e em Afogados da Ingazeira. Há outras nove unidades especializadas no estado: Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão), Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Garanhuns e Petrolina.

Em fevereiro deste ano, foram realizadas 80 prisões em flagrantes por homicídio. De acordo com a SDS, a maior parte dos crimes foi motivada por tráfico de drogas, acertos de contas e outras atividades criminais, relacionados com 66,91% dos boletins. A segunda maior motivação são os conflitos na comunidade (18,55%), e a terceira os conflitos afetivos ou familiares (4%), ao lado dos excludentes de ilicitude (4%).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL