Diario de Pernambuco
Busca

Limpeza

Ecopontos estarão disponíveis para os foliões durante o Galo da Madrugada

Publicado em: 01/03/2019 11:47 | Atualizado em: 01/03/2019 11:56

Na manhã desta sexta-feira (1º), equipes fizeram o trabalho de limpeza do Bairro do Recife. Foto: Gabriel Melo/Esp.DP.
Para os próximos dias, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) montou um esquema especial para os serviços de coleta de resíduos. No carnaval deste ano, haverá reforço nas ações de coleta seletiva, buscando o comprometimento dos foliões com a importância de reciclagem de materiais e tornando o catador um dos protagonistas da festa. Além do trabalho de limpeza, é importante lembrar que o folião deve ter consciência em relação aos locais corretos de descarte.  

Um ecoponto fixo de coleta seletiva que vai servir para cadastrar uma média de 100 catadores e catadoras de cooperativas que já atuam junto ao órgão. Eles receberão camisas e bonés com identificação para facilitar o trabalho. Além disso, 30 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) estarão distribuídos nos polos descentralizados e infantis. Esses últimos também receberão a visita de arte-educadores, conscientizando a criançada sobre a importância da limpeza urbana e da separação do lixo.

Outra novidade é a instalação de dois ecopontos móveis de coleta seletiva, caminhões especialmente preparados para receberem todo o material reciclável produzido pelos foliões. Neste sábado (2), os dois equipamentos ficarão disponíveis para atender o Galo da Madrugada e depois serão colocados em pontos estratégicos no Bairro do Recife durante os dias de do carnaval.

A estrutura para limpeza da cidade nos dias do carnaval contará com 2,8 milhões de litros de água; 2 mil litros de detergente; 4 mil litros de "cheirinho"; 280 kg de enzilimp; 388 litros de creolina. Um efetivo de mil garis e 100 fiscais vai usar 15 pulverizadores; uma varredeira mecanizada; 400 contenedores de lixo; 12 caminhões compactadores de lixo; 5 caixas Brooks; dois veículos tipo com caçamba basculante de 3,0m³; uma caixa compactadora estacionária; nove caminhões pipa; 34 veículos leves para fiscalização; três caminhões munck; quatro bikes para os parques - polos infantis; 13 motocicletas para apoio na fiscalização; um ecobarco; 30 ecopontos de materiais recicláveis.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL