Diario de Pernambuco
Busca

Axé

Espetáculo Tumaraca reúne nações de maracatu no Marco Zero

Publicado em: 28/02/2019 21:02 | Atualizado em: 28/02/2019 21:37

Evento reuniu 700 batuqueiros de 12 nações. Foto: Mandy Oliver/Esp.DP.
O palco principal do carnaval do Recife, montado no Marco Zero, sediou, na noite desta quinta-feira (28), o Tumaraca, evento criado para reunir as nações de maracatu depois que o cortejo da manifestação saiu da abertura do carnaval - uma consequência da morte de Naná Vasconcelos, em 2016. O evento começou com uma clarinada, que soou para convocar os 700 batuqueiros que saíram da Rua da Moeda em direção ao palco.

Batuqueiros saíram da Rua da Moeda em cortejo até o Marco Zero. Foto: Mandy Oliver/Esp.DP.
O espetáculo com uma mestra e 11 mestres de maracatu começou por volta das 19h com fogos. Uma versão percussionada com a potência dos tambores, agbês, caixas e gonguês e ao som do coro de vozes regido pelo coral Voz Nagô do hino de Pernambuco abriu a noite. Às 20h, o Tumaraca recebeu a Orquestra Criança Cidadã, que tocou A praieira, de Chico Science e Nação Zumbi.

Cordel do Fogo Encantado participou do espetáculo. Foto: Mandy Oliver/Esp.DP.
Em seguida, subiu ao palco a banda Cordel do Fogo Encantado, que começou a participação com Preta. Ainda no repertório, Boi luzeiro (ou a pega do violento, vaidoso e avoador); Pedrinha e Chover (ou invocação para um dia líquido). O grupo Daruê Malungo também participou do evento.

No carnaval do Recife, o maracatu também tem destaque na Noite dos Tambores Silenciosos, no Pátio do Terço, na segunda-feira (4). No domingo de carnaval (3), as nações voltam a se encontrar para um desfile na Avenida do Carmo, a partir das 21h.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL