Diario de Pernambuco
Busca

DENÚNCIA

População denuncia rotina de horror no Cabanga e PM anuncia reforço na segurança

Nesta manhã, foi anunciada a prisão de três assaltantes, efetuada na data de ontem. Foram divulgados, ainda, os nomes dos três flagrados em vídeo que viralizou via mídias sociais.

Publicado em: 18/01/2019 13:22 | Atualizado em: 18/01/2019 14:21

Arma apreendida com preso por assalto no bairro do Cabanga. Foto: Divulgação /Polícia Civil

Após divulgação de vídeo que viralizou nas mídias sociais e que mostra o momento em que um carro é abordado por três homens no bairro do Cabanga, região central do Recife, as Polícias Militar e Civil anunciaram, na manhã desta sexta, a prisão de três suspeitos de assaltos na região. Não são os mesmos homens que aparecem na gravação. Estes já foram identificados, mas estão foragidos e a polícia divulgou telefones para que a população possa ajudar a capturá-los. Ainda pela manhã, uma equipe da Emlurb foi até o local tapar a área do muro por onde os ladrões costumam sair para efetuar os assaltos. Moradores da área reclamam da rotina de horror que vivem devido à grande quantidade de roubos e ameaças.

Dentre os assaltantes detidos na data de ontem, um deles, Michael Douglas Gomes, o Mike, 21 anos, foi preso pela PMPE, autuado por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado à audiência de custódia. Ele já tinha passagem pela polícia. Os outros dois, um com 14 anos e outro de idade não informada, eram menores e foram liberados. Os identificados na gravação têm os nomes de Malvson, Allisson e Jonathas e, segundo indícios, são todos maiores de 18 anos. Os números para que a população possa denunciar são 3184.3882 e 3184.3453.

Segundo o comandante do 16º Batalhão da PM, Coronel Silvestre, quanto aos presos, apenas o Michel tem ligação com os três homens registrados no vídeo, embora não tenha participado efetivamente deste assalto. “Os menores detidos e posteriormente liberados possuem envolvimento em outras ocorrências”, explica. O delegado da primeira seccional da Polícia Civil, Vladimir Lacerda, alerta sobre a importância da denúncia via telefone. “A vítima deste assalto registrado em vídeo, por exemplo, até o momento, não identificou a comunicação da ocorrência e é importante que ela, como outras vítimas, apareça. Já identificamos, por exemplo, outro assalto praticado, no mesmo formato, por quatro elementos dentre os quais, provavelmente, estão os três foragidos”, conta.

Moradores denunciam rotina de horror na região


Moradores da comunidade da Linha Férrea, como é conhecida a área, denunciam que os assaltos na região são mais do que diários. Acontecem a cada hora. A cabeleira de 55 anos que preferiu se identificar apenas com as iniciais do seu nome, A.B., conta que mora na região desde que nasceu mas que, há cerca de quatro anos, desde que a área foi tomada por uma ocupação ilegal, nem fica mais na calçada. “Na minha casa, todos têm carro, mas não podem mais sair com ele. Das 19h às 21h, passa por aqui um carro de segurança. Depois disso, tudo piora muito e ninguém mais pode circular de automóvel. Na verdade, não há horário tranquilo. Um dia desses, minha vizinha, de 82 anos, contou que enquanto cuidava de suas plantas, contabilizou um total de nove assaltos apenas no horário entre 7h e 8h da manhã”, relata.

O aposentado Lopes, de 70 anos, também denuncia uma rotina de medo e apreensão devido aos constantes assaltos em cima do viaduto. “Chega a doer meu coração quando estou na porta da minha casa e, volta e meia, chega alguém pedindo para que eu veja se está baleado nas costas. À noite, quando vou dormir, só ouço os gritos de pessoas pedindo por socorro. Basta a policial sair para fazer sua ronda, que os assaltos começam. Aqui, temos, por exemplo, um grande terreno desocupado onde, anteriormente, havia uma quadra de futebol. Não há mais nada, já que os bandidos roubavam todos os pertences de quem vinha jogar”, relata.

Resposta da Polícia 

A Polícia Militar informou que desde que tomou conhecimento da ocorrência mostrada no vídeo, reforçou o policiamento no local. “Temos números sobre redução de homicídios, roubos e furtos nesta região, durante todo o ano. Desde ontem, entretanto, diante do ocorrido, providenciamos um reforço específico para cá. É preciso destacar, entretanto, que problemas como iluminação não são da alçada da Polícia Militar. Questões sociais como a comunidade que aqui se instalou, inclusive em área federal, também não. Ainda assim, contudo, a PM está se fazendo presente com reforço neste local. Desde ontem, designamos viaturas específicas com policiamento fixo”, ressalta.

As estatísticas da Secretaria de Defesa Social, divulgadas no início da semana, mostraram redução de 21,92% nos roubos em Pernambuco em 2018, comparado a 2017. De mais de 120 mil casos, caíram para 94.145. No Recife, os assaltos também caíram 20,31% no ano passado (de 41.001 em 2017 para 32.674 em 2018). Considerando somente a AIS 1, que inclui o Cabanga, tiveram uma redução de 17% nos roubos, saindo de 8.774 em 2017 para 7.298 casos em 2018.

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL