Itapissuma

Abrigo de idosos é interditado após denúncia de maus-tratos

Um dos idosos estava sub-nutrido e precisou de atendimento médico

Publicado em: 17/01/2019 11:02 | Atualizado em: 17/01/2019 11:15


Um abrigo de idosos que funcionava no município de Itapissuma, no Litoral Norte de Pernambuco, foi interditado por falta de estrutura e maus-tratos. O local já havia sido notificado no ano passado e recebeu um prazo de 30 dias para se adequar. Uma equipe formada por órgãos estaduais e municipais voltou ao local hoje pela manhã e verificou a situação irregular.

O Instituto de Longa Permanência funcionava na Chácara Oiuma, na localidade conhecida como Mangabeira, situada na Avenida José Borba, Itapissuma e abrigava 17 idosos. Um deles, inclusive, estava em um estado de sub-nutrição e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As pessoas acolhidas não tinham atendimento médico.

Equipes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Delegacia do Idoso, Secretaria de Assistência Social, Procon e Samu estiveram no local na manhã de hoje para fiscalizar e perceberam o estado deficitário do espaço. Trabalhavam no abrigo dois cuidadores, uma técnica de enfermagem e uma cozinheira.

Segundo as denúncias, não havia alimento suficiente para todos os idosos acolhidos e faltavam medicamentos. Um dos idosos é deficiente visual e tinha dificuldade de locomoção por falta de pisos táteis, corrimãos e rampas. O local ainda tinha uma piscina que não era higienizada, se tornando um risco para proliferação de doenças.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL